01
Mai 13
Viver e Saber

Vários países comemoram hoje, dia 01 de maio, o dia do trabalho. É uma data estabelecida para lembrar a luta dos trabalhadores,  de Chicago, pela redução da jornada diária e por melhores condições de trabalho.

No Brasil, as comemorações acontecerão durante o dia, em diversas capitais e cidades, reunindo trabalhadores que serão homenageados pelas entidades da classe, com shows e programações diversas, incluindo novas reivindicações para a classe operária do País.

Ao comemorar a data é preciso lembrar, que ela só existe pela coragem e determinação de milhares de trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, que saíram a rua para reivindicar a redução da jornada de trabalho, para 8 horas diárias, em 1886.

Neste dia iniciou uma greve geral nos Estados unidos, que resultou num conflito com a polícia no dia 03 de maio, quando alguns manifestantes foram mortos. O fato gerou uma nova manifestação no dia seguinte, em protesto aos acontecimentos dos dias anteriores.

Uma bomba foi lançada por desconhecidos, matando sete policiais. Em resposta, a policia abriu fogo contra a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas de manifestantes. Estes acontecimentos ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a segunda internacional socialista reunida em Paris, decidiu convocar anualmente uma manifestação, com o objetivo de lutar pelas oito horas de trabalho diário, aprovando a proposta apresentada por Raymond Lavigne.

A data escolhida foi o dia primeiro de maio em homenagem as lutas sindicais de Chicago. Uma manifestação realizada no dia 01 de maio de 1891, no norte da França, foi dispersada pela policia, o que resultou na morte de dez manifestantes, reforçando a data como dia das reivindicações de luta dos trabalhadores.

Apesar destes acontecimentos, o Senado Francês só aprovou a redução de jornada para oito horas em 23 de abril de 1919, proclamando feriado neste dia. Em 1920 a Rússia também adota o primeiro de maio, sendo seu exemplo seguido por muitos outros países.

O sacrifício de muitos trabalhadores, que perderam a vida na luta por melhores condições de trabalho, não foram em vão, pois continuam beneficiando milhões de trabalhadores no mundo todo, que podem se dedicar a suas famílias, ao seu lazer e a busca de novos conhecimentos para evoluir em suas carreiras.

Os direitos dos trabalhadores estão assegurados, apesar de haver ainda lugares, onde a exploração continua, o que deve ser punido pelas autoridades, pois é inaceitável, que pessoas sejam escravizadas pelo trabalho, que deve ser prazeroso e gratificante, com a justa remuneração para sustento de suas famílias.

Feliz dia do trabalho a todos que se dedicam, com entusiasmo, as tarefas diárias de criação de produtos e serviços, na produção e na distribuição para os mercados, cada vez mais exigentes em qualidade, fortalecendo a economia do País.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.