30
Abr 13
Viver e Saber

Mais um avanço tecnológico, importante para agilizar as comunicações via celular, chega ao Brasil. As quatro principais operadoras de telefonia móvel, que adquiriram espectros no Leilão realizado pela ANATEL tem o prazo estipulado até o dia de hoje, 30 de abril de 2013, para oferecer a tecnologia para as cidades que sediarão a Copa das Confederações.

As operadoras deverão cobrir 50% das áreas, das seis cidades sede, da Copa das confederações que são: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Salvador, e Fortaleza.

Segundo informação divulgada pela Agência Brasil “ de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel, as sedes e sub-sedes da Copa do Mundo deverão ter o serviço 4G disponível em 50% da área urbana até 31 de dezembro de 2013.

Todas as capitais do País e os municípios com mais de 500 mil habitantes terão a tecnologia 4G até dezembro de 2014. As cidades com mais de 200 mil habitantes serão contempladas em 2015. Cidades com mais de 100 mil habitantes até dezembro 2016. Municípios que tem entre 50 mil e 100 mil habitantes serão atendidos até dezembro de 2017.

A tecnologia 4G promete velocidades de internet banda larga móvel(por meio do celular) até dez vezes mais rápida do que o sistema utilizado atualmente no Brasil, que é o 3G.

Para acessar a internet com o 4G é preciso comprar aparelhos específicos para essa tecnologia, que está sendo oferecida na faixa de freqüência de 2,5 gigahertz, que foi leiloada no ano passado pela Anatel.

O Governo deve fazer a licitação de uma nova faixa, de 700 mega-hertz, no ano que vem para a tecnologia 4G.

Segundo a Proteste , (Associação de defesa dos direitos dos consumidores) os usuários deste serviço, não devem se precipitar e comprar aparelhos e planos compatíveis com a tecnologia 4G, uma vez que, ainda é cara, compatível com poucos celulares e disponível em poucas cidades.

De qualquer maneira um novo caminho começa a surgir, o que é motivador, porque os consumidores, habituados com a comunicação móvel e instantânea, se tornam cada vez mais exigentes, no sentido de poder se comunicar, com clareza, com rapidez e sem cortes.

É preciso saudar as boas ações que colocam o País em pé de igualdade com os países desenvolvidos. Está na hora de receber em primeira mão, as descobertas científicas e tecnológicas, que tornam, melhor, a vida das pessoas.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.