27
Abr 13
Viver e Saber

A informalidade excessiva que assola o Brasil, fez com que as regras de etiqueta, que fazem parte da educação de um povo, tenham ficado esquecidas, na mente dos mais velhos, que não conseguiram transmiti-las para seus filhos.

Talvez por entender, erradamente, que as boas maneiras estabelecidas pelas regras de etiqueta, pertenciam a um mundo que deveria ser esquecido, pela rigidez dos costumes, fizeram com que a população de modo geral, abandonasse pequenas atitudes que são essenciais para uma boa convivência.

Passou a prevalecer o excesso de informalidade nas relações, começando com o uso dos pronomes pessoais, onde é comum ver uma criança, tratando os mais velhos por tu, coisa impensável em muitas culturais orientais.

 

Nesta informalidade tudo é permitido. Talvez seja uma das razões, porque as relações andam tão frágeis e acabem por qualquer motivo, porque a noção de respeito, deve existir em todas as relações, mesmo entre marido e mulher e pais e filhos, única maneira de manter um grupo unido, fraterno e solidário.

O aumento da população, principalmente nos grandes centros, a competição acirrada em todas as áreas, a pressa que tomou conta de todos, a violência que amedronta, a quantidade de impostos pagos que sacrifica a povo, tudo acontece porque a sociedade se tornou altamente competitiva, esquecendo os valores tão importantes, para ter qualidade de vida.

Somente resgatando valores será possível segurar essa torrente de coisas, que tem causado tantos transtornos para quem vive em coletividade. É preciso haver um balizador que restabeleça os princípios de boa educação, onde estão inseridas as regras de etiqueta em sociedade, que tem a finalidade de estabelecer a boa convivência coletiva.

Os noticiários internacionais destacaram o fato do bilionário Bill Gates, ter cumprimentado a Presidente da Coréia do Sul, com uma mão no bolso. O gesto chocou os orientais, que mantém regras rígidas de convivência e de etiqueta, sendo considerado o gesto como uma grosseria.

Isto prova que dinheiro não é um diferencial de boa educação. O gesto mostrado em foto é um bom exemplo para não ser seguido, uma vez que jamais se deve cumprimentar uma pessoa com uma mão no bolso, muito menos uma senhora.

A seguir algumas atitudes que fazem parte das regras de etiqueta em sociedade.

1 – Chegar sempre no horário.

2 – Cumprimentar os mais velhos de forma formal. O senhor ou senhora e não tu.

3 – Informalidade nas relações, somente se o outro permitir.

4 – Agradecer sempre, uma gentileza, uma informação, um cumprimento.

5 – Pedir licença, para entrar, para passar por uma pessoa na rua, para sentar.

6 - Pedir desculpas ao tocar num desconhecido, seja na rua, no ônibus ao sentar.

7 – Dar lugar a pessoas idosas nos transportes coletivos.

8 – Cuidado ao andar apressado na rua. Não toque em ninguém e deixe passar.

9 – Saber ouvir e não interromper quem está falando.

10 – Não monopolizar uma conversa, mostrando que sabe tudo.

11 – Não espirrar sem levar o lenço ao rosto.

12 – Não telefonar antes das 8 ou após as 22 horas, a não ser em emergência.

13 – Não furar fila, alegando desculpas.

14 – Não deixar de responder a ninguém.

15 – Ser gentil com a família, com amigos e principalmente no trânsito.

Os pais precisam ensinar a seus filhos a serem educados com todos e as escolas precisam dedicar um tempo para reforçar estes ensinamentos, porque isto é importante para a vida em sociedade.

Precisamos copiar modelos existentes de culturas, mais evoluídas como dos orientais e com destaque para o Japão, País que é um exemplo de convivência pacífica e ordeira de seu povo, que segue regras de convivência e de etiqueta, evitando muitos transtornos e problemas de saúde, uma vez que ao sair a rua, se estiver gripado deve usar máscara no rosto, para não contaminar os demais.

Usam a gentileza e a humildade para demonstrar o respeito que sentem por cada indivíduo, numa demonstração clara do desejo de conviver bem com todos. Isto é educação.

Comentarios (2)

RSS Comentario Feed
VIVERESABER.COM
0
ÓTIMO!!!!!
VIVENDO E APRENDENDO E EVOLUINDO,CONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA
EDUCAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS. OBRIGADA! PRISCILA CERCONI.
PRISCILA CERCONI , abril 25, 2014
...
0
Ao entrar e sair do ambiente onde está uma pessoa mais velha, ou idosa, o jovem ou a jovem, deve cumprimentá-la na entrada e na saida, por primeiro.
Gentil , dezembro 23, 2016

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.