13
Ago 11
Viver e Saber

Ciência que, de um modo geral tem por objeto a medida e as propriedades das grandezas. Instrumento principal das demais ciências reflete a vontade ativa, a razão contemplativa e o desejo da perfeição estética. (moderníssimo dicionário brasileiro).

 

O percentual de alunos que tem facilidade e aprendem matemática sem maiores problemas é pequeno. A grande maioria dos alunos apresentam dificuldades, em maior ou menor grau, para aprender o que os professores lhes ensinam.

Particularmente tive minhas dificuldades quando era aluno. O interessante é que sempre gostei de matemática, pois sempre soube que ela é fundamental para a vida. O problema que eu sempre tive e penso que deva ser também de muitos alunos, ainda hoje é a maneira como os professores ensinam esta matéria.

Não consigo lembrar de nenhum professor de matemática, que tive, que fosse uma pessoa tolerante, agradável e muito menos que entendesse as dificuldades que eu tinha. De uma maneira geral, quando chegava a hora da aula de matemática era uma tristeza e ao mesmo tempo momentos de angústia, pois a grande maioria da turma temia o professor ou professora.

Sempre me pergunto: Como é possível que uma pessoa que se dedique a ensinar não tenha a sensibilidade de perceber as dificuldades de seus alunos e não faça um grande esforço para tornar os conteúdos acessíveis e à aula agradável? Como é possível aprender com angústia, com medo ou pavor, principalmente nos dias de provas de matemática? Para mim esta é a razão pela qual os alunos têm tantas dificuldades.

Este é um assunto para reflexão. Tenho tanto desejo de ver a matemática ser ensinada de forma simples e agradável que elaborei um projeto, onde o ensino da matemática será diário, com aulas ministradas por professores treinados, não nos conteúdos porque isso é fácil de verificar durante o recrutamento, mas sim no relacionamento com os alunos, na capacidade de se comunicar, de ser agradável e principalmente tendo a sensibilidade de ensinar de forma clara e tranquila, mostrando que qualquer um pode aprender bem esta matéria. Cabe ao professor torná-la fácil, pois esta é também função do professor.

Temos felizmente honrosas exceções. Professores que descobriram uma maneira fácil de transmitir os conteúdos. Um dos grandes exemplos do Brasil, considerado ainda hoje um dos maiores mestres do ensino da matemática foi o professor Júlio Cesar de Mello e Souza, conhecido como “Malba Tahan”, que utilizava um método criativo, contando histórias e jogos matemáticos visando tornar a aula agradável e de fácil entendimento para os alunos.

Seu exemplo, ainda hoje é citado, por alguns professores que sabem de sua existência. Ele já provou que é possível ensinar matemática de forma simples fazendo com que todos entendam. É um nome que merece todo o louvor por sua passagem por esta vida, pois ensinou muitas pessoas.

Mais recentemente foi apresentado no Jornal Nacional o sucesso que está tendo o professor de matemática, Antônio Cardoso do Amaral da cidade de Cocal dos Alves no Piauí. Este professor tornou acessível o ensino de matemática para os alunos que hoje estão felizes em aprender e tirando os melhores lugares nas competições realizadas no País. Parabéns professor Antônio, o senhor está preparando os grandes profissionais do futuro, pois quem entende bem de matemática não terá dificuldades no Mercado de trabalho.

O site VIVER E SABER deixa este assunto em aberto, para que alunos, pais e professores possam dar sua contribuição visando despertar em todos que atuam em educação, que matemática é a matéria mais importante que existe no currículo escolar. Não deve ser aquela que mais preocupação traz para alunos e pais. É preciso encontrar um caminho que faça com que jovens tenham prazer de estudar matemática. Deixamos o exemplo dos Professores Malba Tahan e Antônio Cardoso do Amaral, que descobriram uma maneira de ensinar matemática de forma competente, eficaz e agradável.

O site VIVER E SABER cumprimenta os 504 alunos de escolas públicas que receberam medalhas de ouro nas olimpíadas de matemática. São vitoriosos e garantia de futuro para o País. A presença da Presidenta da República Dilma Rousseff mostrou a Nação sua sensibilidade para com o feito destes jovens, que devem ser motivo de orgulho para todos os brasileiros.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.