14
Abr 13
Viver e Saber

 

São minoria as pessoas que chegam a idade acima de 70 anos sem problemas de saúde ou dificuldade para serem ouvidas, respeitadas e acima de tudo valorizadas pelo que foram ou pelo que geraram.

Mesmo aqueles que aparentemente estão bem, convivem com dores crônicas, sejam elas reumáticas ou relacionadas a coluna, que impedem que façam coisas, que são comuns a todos, como caminhar com desenvoltura, ou mesmo calçar um sapato, que exige alongamento até os pés, que muitos já não conseguem fazer.

 

Muitos passam a depender de medicação permanente para se manterem bem. Felizmente a medicina evoluiu muito e hoje consegue prolongar a vida de milhões de pessoas com tratamentos eficazes, mas que mesmo assim limita muito, principalmente a locomoção, fazendo com que a pessoa precise se readaptar a um novo estilo de vida.

Os problemas de saúde aparecem com muita facilidade, mas o que talvez mais magoa é perceber a indiferença de muitos, que desconsideram os mais velhos por acharem que já não precisam deles para mais nada.

São grotescos,revoltantes e covardes os vídeos que aparecem com pessoas maltratando os idosos. Mesmo convivendo com a família é comum ver, pais e avós serem considerados um estorvo, impedindo a liberdade da família de ir e vir, porque sempre tem que ter alguém cuidando e ajudando em suas necessidades.

É chocante ver pessoas, que tiveram grande importância profissional ou social, serem totalmente ignoradas, pelos mais jovens, que acreditam que o tempo deles passou e que estão desatualizados e sem condições de opinar ou influir.

Esquecem que o conhecimento permanece, aliado a experiência de vida, que sempre é importante, porque conhece todos os caminhos para contornar problemas e principalmente o mau caráter de pessoas inescrupulosas que sempre tentam levar vantagem em tudo.

Para milhões de pessoas a idade não é problema, porque mesmo com os problemas de saúde que acometem a maioria, conseguem se tratar e viver bem. Por terem temperamentos alegres, extrovertidos e muita auto confiança encantam e continuam sendo importantes, seja para a família ou mesmo se mantendo ativos para trabalhar.

Entretanto, o que ninguém deixa de perceber são atitudes inconvenientes e desrespeitosas, quando falam de idade ou do crescimento do número de idosos no mundo, em função da vida longeva que eles tem.

Por isso a terceira idade é difícil de ser vivida, quando não há o respeito devido aos idosos e principalmente pela falta de carinho, por quem tanto fez, para gerar seus filhos, criá-los, torcendo por suas vitórias e conquistas e defendendo-os de tudo que pudesse ser negativo para eles.

É preciso que os mais jovens entendam, que se viverem o suficiente, também chegarão lá e serão tratados da mesma maneira, porque o exemplo passa e o retorno é inevitável, por ser da lei da vida.

Por isso cuidem bem de seus idosos. Ajude-os nas pequenas coisas, facilitando seus dias, demonstrando a eles que valeu a pena terem vivido e gerado descendentes. Não esqueçam de dar a eles o mesmo amor que eles lhes deram.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.