13
Abr 13
Viver e Saber

A campanha Nacional de vacinação realizada anualmente no Brasil, inicia na próxima segunda feira em todos os postos de saúde do Brasil além de estar disponível em clínicas particulares.

A gripe é uma doença viral antiga, que vem desde a antiguidade, atingindo a população, que sofre com as complicações causadas pelo vírus que pode abrir portas para complicações bacterianas, como infecção da garganta, ouvido e mesmo pneumonias, que podem levar ao óbito.

 

Diferença entre resfriado e gripe - Dr.Drauzio Varella

Resfriado é uma infecção viral que acomete as vias respiratórias superiores causando, tosse, espirro, coriza, lacrimejamento, sendo quase sempre benigna, com duração de 3 a 5 dias. Existem mais de 200 tipos de vírus que podem causar um resfriado.

Gripe é causada pelo vírus Influenza e pode acometer todo o sistema respiratório.

A Campanha Nacional de Vacinação visa imunizar a população garantindo melhor qualidade de vida para as pessoas, que vacinadas podem ter alguns sintomas, mas sem gravidade.

A eficácia da vacina, ainda não é de 100%, mas mesmo que a gripe atinja pessoas vacinadas não terão a gravidade e a repercussão que teria, caso não tivessem feito a vacina.

Grupo de pessoas que devem ter prioridade para serem vacinadas.

Pessoas com maior risco:

1 – Homens e mulheres com mais de 50 anos.

2 – Adultos e crianças portadores de doenças pulmonares crônicas(asma)

3 – Portadores de doenças cardiovasculares( consultar seu médico).

4 – Adultos e crianças que estejam sendo tratadas de doenças metabólicas crônicas, como diabetes, disfunção renal, homoglobinopatia ou deficiência imunológica, incluindo HIV.( consultar seu médico)

5 – Crianças de 6 a 18 meses que estejam recebendo tratamento de manutenção com aspirina

6 – Mulheres que estarão no segundo semestre de gravidez quando chegar a estação da gripe( de junho a agosto no Brasil.

7 – Residentes de creches, orfanatos e casa de repouso.

Devem, ainda, serem vacinadas pessoas que trabalham na área da saúde, pessoas que terão contato com áreas de risco, ou qualquer pessoa que deseje ficar imune a gripe. É importante consultar seu médico para ter certeza de que pode fazer a vacina.

É importante saber que a gripe e suas complicações pode matar, enquanto os resfriados são considerados benignos. Causam desconforto, mas tem curta duração e em geral não impedem as pessoas de continuar fazendo as suas atividades. Em qualquer dos casos sempre é recomendável repouso e alimentação leve.

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
Vacina, dúvida
0
Meu filho tem 2 anos e 6 meses, ele pode tomar?
Ele fica integral na creche, pode tomar?
Vai ter uma segunda etapa, para crianças acima do indicado e pra adultos?

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.