08
Abr 13
Viver e Saber

 

A busca de soluções naturais para resolver os problemas de saúde, que acometem um grande número de pessoas, é intensa em função do desejo de milhões de pessoas, que preferem usar produtos naturais no lugar dos químicos.

A divulgação dos benefícios que as plantas podem proporcionar para prevenir, ou curar doenças, ainda é discreta, o que faz com que os componentes benéficos a saúde sejam desconhecidos da maioria da população.

 

Neste artigo vamos apresentar os benefícios do gengibre para a saúde, obtidos em função da pesquisa realizada, alertando que, mesmo sendo um produto natural, é importante consultar seu médico antes de incluí-lo em sua dieta ou em seu tratamento.

O Gengibre é uma planta herbácea da família das Zingiberácea, originária da ilha de Java, da Índia e da China, tendo se difundido para as regiões tropicais do mundo. A parte que é aproveitada é o caule que fica abaixo da terra.

No Brasil é bastante consumida, sendo conhecida no norte e pelos indígenas como Mangarataia ou Mangarataia. É cultiva na faixa litorânea do Espírito Santo e de Santa Catarina e no Paraná e sul de São Paulo, devido ao clima propício para o cultivo.

O Gengibre é conhecido pelas suas propriedades medicinais, no combate a:

1 – Dor de garganta.

2 – Rouquidão.

3 – Tosse.

4 – Gripes e resfriados.

5 – Enjôos e náuseas.

É boa, também para a circulação sanguínea, para a boa digestão e combate o envelhecimento e na eliminação de gases.

Ultimamente, passou a ser considerado um excelente emagrecedor devido a sua ação termo gênica. Os alimentos termo gênicos são aqueles que geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades. Aceleram o metabolismo e com isso contribuem para o emagrecimento, aliado a exercícios físicos e a correta alimentação.

A substância responsável pela ação termo gênica é o gingerol, que tem sabor picante, tornando-o um poderoso antioxidante. Os alimentos antioxidantes tem a função de combater o envelhecimento das células e os radicais livres.

As propriedades terapêuticas do gengibre, se devem a ação conjunta de várias substâncias como a do óleo essencial, rico em cafeno, que é um óleo que tem efeito anestésico, que pode ser usado em gargarejos, para aliviar a dor de garganta, em gripes ou resfriados, além de felandreno, zingibereno e zingerona.

A raiz do Gengibre é rica em: vitamina B6, Cobre, Potássio, Magnésio e possui baixas calorias. Cada 100g de gengibre possui apenas 46 calorias. Ela pode ser consumida de várias maneiras e faz muito bem para a saúde.

O gengibre contribui para a saúde devido a sua ação:

1 – Anti inflamatória, antibacteriana e anticéptica.

2 – Reforça o sistema imunológico.

3 – Retarda o envelhecimento precoce da pele.

4 - É afrodisíaco.

5 - Melhora náuseas.

Como usar:

O gengibre pode ser usado de várias maneiras, Sem exagerar e sempre em pequenas porções, conforme segue:

1 – Ralado na preparação de pratos salgados, saladas ou doces.

2 – Em sucos de maçã, batido com gengibre e canela

3 – Com água.

4 – Em chás, misturado com limão, açúcar, cravo e canela, logo após as refeições.

5 – Mastigado em pequeninos pedaços.

Mesmo sendo um produto natural, antes de ser usado é recomendado perguntar a um médico se pode ser consumido ou não, pois só ele, que conhece a situação de cada paciente, pode autorizar o consumo, principalmente para as pessoas que já tenham problemas de saúde.

 

Comentarios (3)

RSS Comentario Feed
...
0
Parabéns esse é o primeiro site que não se refere ao gengibre como uma raíz, mas sim como um caule subterrâneo.

Sou doutora em Agronomia e professora de Botânica e Farmacobotânica
Lucia Pereira , janeiro 07, 2015
Gengobre como relaxante natural
0
SOU PROF° DE CIÊNCIAS, NÃO ESTOU ENCONTRANDO BIBLIOGRAFIA QUE RELATE
A RELAÇÃO AO GENGIBRE COMO RELAXANTE MUSCULAR E QUE SEU USO RELAXA A EREÇÃO PENIANA.
Jose Carlos Fink de Andrade , março 22, 2015
Mangarataia
0
Eu fiz uma cirurgia do coração eu tenho duas próteses metálica é tomo marevam e losartana potássio será que faz mal eu comê bombon de mangarataia
Sandro sena , outubro 03, 2015

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.