04
Abr 13
Viver e Saber

 

Felizmente, os brasileiros passarão a ter novos direitos assegurados com a medida governamental, que irá ampliar os direitos dos consumidores, através de uma lista com 30 produtos essenciais, que deverão ser trocados ou devolvido o dinheiro, assim que for feita a reclamação.

Esta medida vai contribuir para diminuir consideravelmente as reclamações dos consumidores, que diariamente enfrentam dificuldades para serem atendidos em suas reivindicações.

Alguns dos critérios a serem estabelecidos pela nova medida governamental são:

 

1 – Os trinta produtos que farão parte da lista precisam ser imprescindíveis ou essenciais para os clientes.

2 – A loja não poderá pedir prazo para verificar o caso ou resolver o problema.

3 – A troca precisa ser imediata ou a devolução do dinheiro ou abatimento na escolha de outro produto.

4 – Também vai ser analisado o mau uso para dar razão ou não ao cliente.

5 – Um dos critérios para entrar na lista são as reclamações nos Procons.

Ainda existem muitas empresas, que na hora da venda, fazem de tudo para agradar os clientes, mudando de atitude assim que surge uma reclamação. Duvidam da palavra do cliente alegando que o produto estava em condições quando saiu da loja, o que muitas vezes não corresponde a verdade.

Diferentemente de muitos países desenvolvidos, onde o cliente é atendimento sem questionamento assim que reclama de algum produto ou serviço, no Brasil, além de duvidar da palavra de quem reclama, ainda encaminham para a assistência técnica, que com raras exceções, também atendem muito mal.

O prazer sentido ao adquirir um produto deixa de existir, para dar lugar a tentativas de conseguir que o concerto seja feito rapidamente, o que dificilmente acontece, pois em geral o prazo é de trinta ou mais dias.

Tudo isto se deve a falta de controles de qualidade, na fabricação de produtos por pressa em atender o mercado, que deseja apenas vender para lucrar mais. As empresas, que não se preocupam com o pós venda, ignoram o cliente e levam as mãos, passando a solução para a próprio cliente, que é levado a procurar assistências técnicas, em geral localizadas longe do local da compra.

É um desrespeito ao consumidor. Por isso é preciso saudar a nova medida que listará os produtos essenciais, que deverão ser trocados na hora da reclamação, ou devolvido o dinheiro, oportunizando aos clientes o direito de escolha.

É um passo importante para moralizar as relações entre fornecedores e clientes, sempre respeitando o cliente final, que muitas vezes economiza ou faz longas prestações para adquirir um produto, merecendo o respeito de quem produz ou vende um produto ou serviço.

É uma medida acertada que causará impacto inicial, mas virá diminuir, em muito, os problemas de atendimento nas empresas, que erram e atendem mal, ao proteger os seus interesses em detrimento dos clientes.

A Consultoria Viver e Saber, especializada em atendimento, se coloca a disposição das empresas para a adaptação as novas medidas a serem colocadas em execução. Entre em contato pelo e-mail: atendimento@viveresaber.com.br ou pelos fone 51-99 55 32 21 ou 99 78 90 20.

 

 

 

 

 

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