28
Mar 13
Viver e Saber

 

Os registros históricos mostram que a primeira comemoração da Páscoa ocorreu quando o povo hebreu foi libertado da escravidão no Egito. Moisés recebeu orientação de Deus para colocar seu cajado no mar, abrindo caminho para que seu povo fugisse.

Para os cristãos a páscoa é uma comemoração que lembra a ressurreição de Jesus Cristo, que tem um sentido de renascimento, oportunidade em que é preciso refletir e mudar rumos, no caminho do bem, da justiça e do amor ao próximo.

A páscoa foi criada seguindo o calendário Judeu, que se baseava nas fases da lua e começou com uma festividade, para comemorar a chegada da primavera, época de fartura devido as colheitas, que significava o renascimento da terra, que se tornaria fértil novamente.

 

A escolha da data da páscoa, estabelecida no primeiro Concílio de Nicéia, no ano de 325 d.C, é móvel, recaindo no primeiro domingo, após o aparecimento da lua cheia, na primavera do hemisfério norte e outono no hemisfério sul. A páscoa sempre acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.

A grande mensagem que Jesus deixou ao mundo, continua atual e cada vez mais precisando ser lembrada, nesta época de tantas violências, desajustes familiares, sociais e competições desenfreadas, sempre na busca do material, em detrimento do lado espiritual, que precisa estar harmonizado para gerar paz e boa convivência com todos.

Todo o sofrimento no mundo se deve ao egoísmo, ao orgulho e a vaidade, que fazem com que uns entendam, que são melhores do que os outros, quando na verdade todos são irmãos perante Deus.

Quem encontra harmonia no meio em que vive, distribuindo amor e bondade afasta doenças, que com freqüência acometem a todos que vivem no egoísmo esquecendo da solidariedade, tão importante em cumprindo a Lei de Deus.

Quem opta para viver estressado, gastando mais do que ganha, sem ter paz interior, além de ignorar o sofrimento dos mais carentes ou estender a mão para alguém que precisa de ajuda pessoal ou profissional tem o retorno através do sofrimento, que chega sempre para lembrar que o caminho escolhido precisa ser reprogramado.

Por isso aproveitem a comemoração do renascimento de Jesus Cristo para fazer o bem a alguém, para olhar ao outro como irmão, se colocando a disposição para apoiar no que for preciso.

Comemorar, presentear com chocolates, ter um almoço agradável em família é muito importante, mas não esqueça que o real sentido da páscoa é acreditar e ter fé numa nova vida, onde a solidariedade e o amor sejam prioridades.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.