13
Ago 11
Viver e Saber

 

O site VIVER E SABER foi procurar resposta para esta pergunta, junto a um grupo de pais reunidos para um encontro fraterno entre amigos.

 

Ao fazer a pergunta, imediatamente começaram a surgir opiniões, todas elas com o mesmo significado. Todos querem que seus filhos sejam bem formados, que tenham segurança nas escolas e que tenham prazer em ir para a escola.

Temos defendido a idéia de que muitos alunos não gostam de ir para a escola, alegando uma série de problemas como: A aula é chata e cansativa, muitos professores não são agradáveis nem simpáticos e principalmente as matérias Estudadas não atraem os alunos.

Há ainda, um ponto em comum entre todos, que a escola precisa se modernizar para atender os anseios dos jovens, que em função do conhecimento que possuem através da Internet, tão insipiente nas salas de aula, faz com que os estudantes não sintam vontade de ficar ouvindo um professor, que muitas vezes não tem Didática e muito menos boa comunicação para atrair a atenção dos jovens.

Como fazer para resolver isto?

A pergunta foi respondida da mesma forma, com a mesma franqueza das anteriores. Os pais acreditam que a escola precisa inovar.

Este pensamento tomou conta do grupo e muitas sugestões foram dadas, entre elas a utilização de meios eletrônicos para atrair os alunos e o treinamento de professores como é feito nas empresas, preparando-os para saberem se comunicar com entusiasmo.

Neste ponto uma das mães presentes levantou a seguinte questão: Como ter entusiasmo, com escolas que apresentam carências em várias frentes e com salários tão baixos como o que ganham os professores?

A resposta está num novo modelo de gestão da educação.

É preciso repensar a escola com olhos voltados para atender as necessidades dos jovens, que hoje tem acesso direto as informações via Internet e por isso estão muito mais exigentes do que as gerações passadas.

É preciso fazer com que as escolas sejam um lugar agradável e acolhedor e não mais um lugar onde, o excesso de exigências faça com que os alunos se sintam pressionados e sintam-se desestimulados a estudar. Acabam fazendo porque são obrigados, mas não por entender que ali está o futuro que precisam construir.

O PROJETO LIFE visa esta transformação. Fazer da escola um lugar de união, onde alunos e professores tenham um diálogo permanente, onde a Direção não se esconda em uma sala e não se comunique com os alunos. Estudar signifique futuro com prazer e alegria.

Este projeto está a disposição de todos os interessados. Tanto para escolas já existentes quanto para quem desejar investir em Educação

Adelino Cruz

Comentarios (5)

RSS Comentario Feed
educação
0
É preciso que se entenda tanto pais quanto os alunos que a educação sempre será uma construção de conhecimentos e que essa construção depende de esforço e determinação daquele que deseja prospera na sua formação.
Maurício do Nascimento Farias , dezembro 14, 2011
Uma desisão a ser refetida
0
Com esse breve texto que li, todos esperamos uma solução para que haja uma boa interação com professor e aluno e para a aula se tornar mais atraente usar materiais e métodos diferentes.
E os pais perguntarem como foi a aula, fazer uma visita na escola e ter uma conversa com o diretor e o professor daquela escola para ver se esta devidamente o aluno tendo interesse e resultados positivos, quaso contrario alguma coisa deve esta acontecendo para ele nao gostar, tanto na escola como nos amigos e na família.
E não é so os professores que tem que tomar essa desição sozinhos so pais também tem que ter essa preocupação para o melhoramento tanto cognitivo, social e afetivo de seu filho.
Marina Mendonça da Silva , abril 25, 2012
O que os pais esperem da Escola de seus filhos
0
Professores competentes> Formação adequada> Salários justos >Métodos e estratégias eficientes>Escola bem estruturada ,Materiais pedagógicos de primeira> Acompanhamento de pais, escola aberta à comunidade = EDUCAÇÂO DE QUALIDADE
Nanci Cardoso Camboim , junho 01, 2012
Como ser um bom gestor?
0
Gostei dos comentários acima, o pai deve se interagir com a escola e a escola deve permitir essa interação para que tenha sucesso na instituição escolar e na comunidade, assim todos saem ganhando, principalmente o aluno que é o nosso foco principal e o maior interessado.
Ana Izabel Moura Neves , junho 14, 2014
Bons gestores
0
Gostei dos comentários acima e concordo plenamente, os pais devem se interagir com a escola e a escola deve possibilitar essa interação, para que tenhamos sucesso na escola é importante que todos participem para que o nosso educando se sinta feliz na escola e tenha interesse nos estudos. O aluno é nosso foco, ele será o professor e pai no futuro para isso é preciso que tenha uma boa formação para administrar bem e criar novos bons gestores.
Ana Izabel Moura Neves , junho 14, 2014

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.