14
Mar 13
Viver e Saber

 

É muito bom ver estagiários de diversos cursos universitários fazendo atendimento, em seu período de estágio em diversas organizações, com o devido acompanhamento conforme determina a lei, pois são pessoas que tem boa formação e entendimento da importância de atender bem.

Como são futuros profissionais, que estão em aprendizado, é necessário receberem treinamento adequado, formando uma base importante para aprender e abrir relacionamentos, tão importante em qualquer profissão.

Para eles apresentamos a seguir o que é importante fazer para atender bem, resolvendo os problemas que surgirem e criando uma imagem positiva perante o público, da organização que representam. São eles:

 

1 – Ter conhecimento da tarefa que executa.

2 – Saber ouvir

3 – Ser educado ao atender o público.

4 – Ao captar o que foi dito, demonstrar interesse em resolver.

5 – Ter no computador todas as soluções para os problemas que podem surgir.

6 – Demonstrar atenção, interesse e boa vontade na solução de problemas.

7 – Focar no atendimento que está fazendo e não em conversas paralelas.

8 – Capacidade de argumentar e tranqüilizar quem o procura.

9 – Ler e estar informado com o que acontece. Isto favorece a argumentação.

10-Ler no mínimo um artigo por dia. Amplia conhecimento e cultura pessoal.

11 – Ter paciência para compreender o problema dos outros e dar soluções.

12 – Nunca dizer que o cliente não tem razão.

13 – Nunca use a expressão:” Se acalme” senão não posso lhe atender.

14 – Quem chega irritado precisa falar. Ouça com atenção e ele se acalmará.

15 – Receber com gentileza, com um boa dia e um sorriso.

16 – Não sejam incisivos ou ríspidos ao falar.

17 – O tom de voz precisa ser audível.

18 – Para atendimento presencial é importante postura correta.

19 - Evitar conversas que não estejam ligadas ao problema apresentado.

20 – Gostar do que faz e ter prazer em atender pessoas.

Ao observar os itens acima e adaptá-los ao estilo pessoal, quem atende, deve ainda, usar suas habilidades e virtudes pessoais, para ajudar quem procura ajuda.

Quem atende, sabe também, que existem pessoas, que gostam de chamar atenção, quando estão em público e muitas vezes exageram nas colocações fazendo quem atende perder a calma.

Isto não deve acontecer, pois o problema de falta de educação não deve ser assimilado. É preciso ter calma, ouvir e tranqüilizar a pessoa que está irritada garantindo o melhor atendimento possível.

Quando isto também falhar é preciso conduzir a pessoa até um lugar reservado para falar com um supervisor ou gerente, sem perturbar o ambiente de trabalho e outras pessoas que estão no local.

Para concluir é importante saber, que dificilmente alguém criará problemas quando for atendido por profissional capaz, que demonstre alto conhecimento no que faz, boa educação, respeito ao próximo e prazer em atender.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.