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Mar 13
Viver e Saber

 

É surpreendente ver, que ainda existem empresas ou entidades, que ignoram os benefícios da moderna tecnologia, para agilizar atendimentos, demonstrando uma clara reação a mudanças e principalmente a favorecer quem os procura.

Muitas, mantém organização interna com rotinas e exigências do passado, fazendo questão de defender uma burocracia, que só atrapalha e complica, a vida de quem precisa resolver seus problemas.

 

Assim como o Brasil conseguiu montar um sistema altamente eficaz na Receita Federal ou para as eleições, porque não se utiliza, um sistema único de identificação de pessoas que facilitasse e desburocratizasse a vida de todos?

Por exemplo, quando alguém vai tirar uma carteira de motorista, é exigido a documentação necessária, o que está correto no sistema atual. Para conseguir a licença um dos documentos exigidos é a carteira de identidade.

Isto significa que o portador, ao apresentar a carteira de motorista demonstrou que tem os documentos necessários. Mas em alguns locais, exigem novamente a apresentação da carteira de identidade.

Em muitas outras ocasiões são exigidas reconhecimento de firmas, que exigem tempo, gastos e alto consumo de papel, que compromete o meio ambiente, quando poderia ser utilizado a Internet, para visualizar, enviar e ter a comprovação do recebimento, tudo com o código individual, checado automaticamente, através do sistema da Receita Federal, por exemplo.

Para não haver fraudes poderia ser utilizado a digital, que é única para cada indivíduo, ou a íris ocular, também diferente de pessoa para pessoa. As resistências ao uso da moderna tecnologia, não tem mais sentido.

Existem profissionais altamente competentes no País capazes de estudar este assunto e modernizar todos os atendimentos, afastando em definitivo as famosas fichas de papel, ainda largamente usadas, que fazem com que um atendimento demore além do necessário.

As pequenas e micro empresas, que iniciam suas atividades, devem incluir em seus custos, desde a implantação, sistemas informatizados, que dinamizem suas atividades, conquistando o público, que não tem mais tempo a perder com atendimentos burocratizados, que revelam desorganização.

Mas não são apenas os pequenos empresários, também, existem entidades de classe e empresas maiores que cometem o mesmo pecado, presas no passado, mantendo uma burocracia, que só retarda a entrega de documentos, como por exemplo uma carteira profissional, que poderia ser expedida via internet em poucos segundos.

Apesar do Brasil ocupar o quinto lugar, ente os países do mundo, em aquisição de computadores, é preciso unificar e desburocratizar os atendimentos que comprometem a qualidade dos serviços e irrita os usuários, usando a WEB como um canal que facilita, a vida pessoal e os negócios.

Ignorar a tecnologia é viver no passado, por isso é necessário criar um código único de identificação, que torne as atividades e necessidades do povo, mais fáceis de serem resolvidas, assim como aconteceu com o imposto de renda e as eleições, onde o Brasil é um modelo para o mundo.

A consultoria VIVER E SABER pode contribuir para melhorar o atendimento, tanto em empresas quanto em entidades. Entre em contato pelo e-mail www.viveresaber.com.br, ou pelos fones 51-99 55 32 21 ou 99 78 90 20.

 

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