09
Mar 13
Viver e Saber

Especialistas da área de saúde vem pregando a necessidade de manter o peso ideal para cada indivíduo, alertando que a gordura abdominal é a que leva a problemas de saúde incluindo cardiovasculares, que comprometem a vida das pessoas.

Não há mais dúvida de que a gordura visceral, que se forma no intestino é mais danosa a saúde do que a subcutânea, razão pela qual os médicos alertam para que as pessoas procurem manter o peso ideal, com circunferência da cintura nas mulheres de 80 cm e nos homens de no máximo 92 cm.

 

Se a medida da cintura chegar a 88 cm nas mulheres e 102 cm nos homens, há elevados riscos de doenças coronarianas, hipertensão, diabetes, incluindo demências, além de outras patologias que os médicos podem diagnosticar e tratar, mas que todas comprometem a boa saúde.

Por isso tomar cuidados para não engordar é muito importante, pois significa prevenir problemas, que podem impedir as pessoas de terem uma vida tranqüila e saudável, comprometendo suas atividades profissionais.

Para tanto é importante saber que são várias as causas para a acumulação de gordura no abdome, como:

1 – Consumo de calorias é maior do que a queima, por vida sedentária.

2 – Falta de exercícios físicos.

3 – Digestão lenta.

4 – Comer rapidamente, sem mastigar bem os alimentos.

5 - ingerir excesso de gorduras e doces.

6 – Controlar o consumo de carboidratos como açúcar, mel, tortas e pizzas.

7 – Mau funcionamento do intestino.

Para perder peso o ideal é procurar a orientação profissional de um nutricionista, que fará uma avaliação precisa do que realmente vai fazer com que a gordura seja eliminada, num determinado tempo, sem os milagres da dieta radical, estabelecendo um plano de reeducação alimentar.

Ao prescrever uma dieta ele irá fazer recomendações a respeito de um plano de atividades físicas, que tornarão mais eficaz o tratamento. A combinação de dieta balanceada e ginástica aeróbica, aliada a força de vontade de quem precisa emagrecer, farão alcançar o objetivo desejado.

A escolha dos alimentos que contribuem para a redução de gordura abdominal é fundamental para diminuir a circunferência da barriga. São eles: Peixes, principalmente os que contem ômega três como Salmão, atum, sardinha, frutas da época, castanhas, amêndoas, nozes, cereais e farinhas integrais e vegetais de preferência os crucíferos. Use chia ou linhaça em pó ou grão, misturado a sucos naturais, leite de soja, ou com frutas, nas quantidades estabelecidas pelos nutricionistas.

Elimine totalmente o consumo de refrigerantes, que possuem quantidades significativas de Açúcar e sódio. Beba muita água, ou misture limão a água que ajuda no emagrecimento, pois ela é vital para o nosso organismo que possui na sua estrutura 60% nos homens e 55% nas mulheres.

Procure reduzir as quantidades de alimentos ingeridos e manter as mesmas porções sempre. Sinta prazer em se alimentar corretamente, sem exagerar. Os resultados são sentidos rapidamente.

Ter saúde alegra a vida e predispõe a atividades diárias que proporcionam muito prazer.

 

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