13
Ago 11
Viver e Saber

O Uso adequado do tempo é uma característica que todos nós deveríamos desenvolver, visando conseguir realizar todas as tarefas, que normalmente exigem a nossa dedicação e o nosso esforço.

 

Mas, infelizmente, sabemos que não é assim. A maioria das pessoas não utilizam bem o tempo porque não fazem um planejamento correto . Por isso estão sempre apressadas e nunca tem tempo disponível para o lazer ou outras atividades que lhes tragam bem estar e prazer.

É uma falha, que temos em nossa vida, pois muitos ligam pouco para horários. Estão sempre atrasados, não conseguem realizar as tarefas que deveriam, precisam demonstrar que são muito ocupados e que não podem participar de uma boa conversa ou mesmo ter um espaço para a família ou para os amigos.

É estranho como as pessoas gostam de cultivar este vício. Parece que sentem um prazer enorme em mostrar que estão sempre sobrecarregadas de serviço. Cometem falhas ou gafes e sempre justificam pela falta de tempo. Esquecem que só tem falta de tempo quem é desorganizado, quem não consegue planejar o seu tempo distribuindo corretamente os horários. O Contrário são as pessoas organizadas que sempre tem tempo para tudo. Não demonstram cansaço e nem precisam estar dando desculpas a toda hora. Sempre podem fazer algo a mais.

Todos temos muitas horas por dia que podemos distribuí-las da melhor maneira possível, mas para isso é necessário ter disciplina, comprometimento e principalmente o desejo de ser efetivo e capaz de produzir o máximo possível.

Os jovens, de uma maneira geral, como estudam acham que não podem fazer mais nada. Exigem em casa tudo o que desejam, como se os pais estivessem ali só para servi-los. Na verdade educar também é ensinar a usar bem o tempo, mesmo para quem ainda não tem maiores responsabilidades profissionais. Os pais que exigem que seus filhos cumpram várias tarefas em casa, além de estudar, estarão preparando um adulto mais consciente e participativo para o futuro.

Infelizmente o tempo que passa não se recupera mais. Os mais velhos sabem disso. É impressionante como a vida passa depressa. Muitas vezes nos damos conta disso quando vemos nossos filhos adolescentes ou mesmo já adultos. Olhamos para nós mesmos e não acreditamos que o tempo passou. Mas é assim mesmo. Nós podemos ficar parados sem nada para fazer, achando que está tudo certo. Porém quando nos apercebemos deste tempo que não fizemos nada e que não fomos produtivos, nos arrependemos amargamente, porque não podemos recuperar aquele tempo que foi perdido.

Assim é a vida. Felizes daqueles que aprendem desde muito cedo que o tempo é valioso. Estes vão a procura de ocupações que lhes proporcionem prazer e gratificação pessoal.

O site VIVER E SABER coloca mais este assunto para reflexão. Nos enviem suas opiniões ou contribuições sobre este assunto. Nosso desejo é fazer com que mais e mais pessoas possam planejar o seu tempo, para poderem cumprir com todas as suas atribuições profissionais e conseguirem tempo para viver e saber cada vez mais.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.