06
Mar 13
Viver e Saber

 

É crescente o número de pessoas que se utilizam da Internet para se comunicar com familiares, amigos e colegas de aula, tornando os contatos mais agradáveis e permanentes. As empresas a utilizam para realizar negócios, criar e manter relacionamentos com clientes e potencializar seus resultados.

A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que torna possível a comunicação é um processo de informática TCP/IP que faz com que todos os computadores, que entendem esta linguagem possam trocar informações entre si, seja através de PCs, Mac ou Unix.

O que poucos sabem é como e quando a Internet passou a fazer parte da vida dos brasileiros. Como não poderia deixar de ser começou no lugar certo, isto é dentro da Universidade de São Paulo, em 1987.

 

Governo, Embratel e Universidade se reuniram com o objetivo de criar uma rede que interligasse o meio acadêmico e científico do País, com outros países visando a troca de informações.

Veja abaixo alguns fatos que se seguiram tornando a Internet realidade do Brasil:

1988 - O Laboratório Nacional de Computação Científica(LNCC), acessa a BITNET,( Because it’s Time Network) uma rede que tornava possível a troca de mensagens, conseguiu se conectar com a Universidade de Maryland.

No mesmo ano a Fundação de Amparo a pesquisa de São Paulo(FAPESP) consegue se conectar ao Fermi National Accelerator Laboratory(Fermilab) em Chicago., através da BITNET.

Em 1989 a Universidade Federal do Rio de Janeiro, também se conectou a BITNET, através de uma Universidade Americana, sendo a terceira instituição a ter acesso a nova tecnologia.

Ainda em 1989 foi criado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) e a Rede Nacional de Pesquisa que em 1990 forneceu acesso a aproximadamente 600 instituições para aproximadamente 65 mil usuários.

A Internet é uma rede organizada em forma de teia. O seu computador se conecta a um computador, em outro estado ou País e assim por diante até chegar ao computador de destino, levando a sua mensagem.

São máquinas velozes conhecidas como servidores, controladas por Universidades, Empresas e governos com grande capacidade de processamento que permitem milhões de acessos ao mesmo tempo.

Os serviços oferecidos pela Internet são:

WEB – É a parte Multimídia da rede, que torna possível ler jornais eletrônicos, fazer compras em shoppings virtuais e consultar banco de dados. Outras opções são oferecidas como ir de uma página para outra, ou encontrar conteúdos diversos utilizando as ferramentas de busca.

CORREIO ELETRÔNICO – Envia mensagens para qualquer usuário da rede. Indispensável tanto na vida pessoal como profissional. Agiliza contatos. Caso o usuário não esteja conectado, a mensagem fica armazenada.

TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS – Através do File Transfer Protocol (FTP) é possível copiar programas de servidores da rede, localizados em Universidades, com todos os tipos de software, desde utilitários até aplicativos completos.

A INTERNET faz parte da vida moderna. Se tornou indispensável, tanto na vida pessoal quanto profissional. Aproxima pessoas, cidades e diferentes países formando a aldeia Global prevista por Marschal MacLuan.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.