02
Mar 13
Viver e Saber

 

O avanço que houve no mundo, em termos de conquistas, pelos direitos iguais entre homens e mulheres apresenta um resultado positivo, uma vez que as mulheres, hoje, ocupam posições de destaque, no cenário político internacional e nos negócios.

Isto não quer dizer que a luta está totalmente ganha. É preciso refletir sobre seu papel na sociedade, pois ainda existem discrepâncias que precisam ser eliminadas, como a diferença de salários e oportunidades de ascensão na carreira, entre homens e mulheres.

 

Porém, ao observar a história, quando 130 mulheres tecelãs, foram trancadas dentro da fábrica de tecidos e queimadas, simplesmente pela exigência de direitos trabalhistas iguais, fato ocorrido em Nova Iorque em 08 de março 1857, fato que deu origem ao Dia Internacional da mulher estabelecido em 1910, é possível ver que houveram muitos progressos.

Entretanto, para homenagear as mulheres mártires, que deram a vida mas semearam o exemplo de lutas e conquistas, é preciso que as diferenças sejam totalmente eliminadas, assim como todas as discriminações existentes, que não tem mais sentido no mundo moderno.

As diferenças existentes entre os sexos, são de natureza física e não intelectual, razão pela qual não há sentido em discriminar as mulheres, principalmente no que tange a salários e oportunidades. As conquistas precisam avançar.

Felizmente os exemplos, de mulheres bem sucedidas, estão em toda a parte, inclusive, no Brasil onde uma mulher é a Presidenta do Pais. Junto com ela um grupo de mulheres ocupam ministérios, diretorias e cargos diversos nos escalões do Governo.

Nas empresas não é diferente. Mulheres comandam grandes organizações demonstrando talento, conhecimento e capacidade de liderar, em muitos casos superior aos homens.

Assim como na vida doméstica e familiar, a mulher continua mantendo seu papel de equilíbrio, tanto na relação conjugal quanto nos cuidados com os filhos, demonstrando mais uma vez a capacidade para se desdobrar e fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Quem não tem na sua mãe um grande exemplo de vida?

A figura da mulher mãe, carinhosa, dedicada, compreensiva e ao mesmo tempo disciplinadora está marcada na mente dos filhos para toda a vida. Os filhos carregam para sempre o exemplo e a coragem que elas lhes transmitiram.

É preciso reverenciar as mulheres pelo papel que desempenham na vida da família e na sociedade, como fator de equilíbrio em todas as relações. Sua capacidade de amar e compreender é extraordinária. Sua participação no mercado de trabalho é imprescindível pela maneira como harmonizam as relações.

A todas as mulheres o respeito, a admiração e o reconhecimento pelo importante papel que desempenham, no equilíbrio familiar, na construção de um mundo melhor e na capacidade de amar, tão indispensável para a paz e progresso da humanidade.

 

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
Sou mulher
0
Sou mulher

Ivone Boechat

Sou mulher,
com as aflições e a inspiração do poeta,
o esplendor e a serenidade das mães!

Sou uma canção de ninar,
experimentadora dos sabores do tempo,
estrela da constelação familiar!

Sou letra e música da canção
do mais puro sentimento
que a mulher é capaz de cultivar!

Sou feita síntese do segredo de amar,
tenho fases minguante e cheia,
assim como o luar!
Ivone Boechat , setembro 28, 2017

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.