22
Fev 13
Viver e Saber


O hábito da leitura diária prepara os indivíduos para a vida, fornecendo-lhes conteúdos importantes, que contribuirão para a cultura geral e principalmente capacitando-os para escrever bem.

Infelizmente as escolas, ainda falham nas exigências com relação a leitura. Muitas exigem a leitura de poucos livros por semestre, recomendando títulos que nem sempre são os ideais, ou pelo assunto ou pelo número de páginas, que não estimulam os jovens a ler.

 

 

Existem professores que recomendam a leitura de livros, com assuntos de épocas antigas, pesados, alguns chegando perto de 500 páginas, para alunos adolescentes, ainda no ensino fundamental. É certo que desejam punir os alunos e não estimulá-los a leitura.


É preciso, em primeiro lugar, criar o hábito da leitura, com livros cujo assunto seja interessante para os jovens e com um máximo de 100 páginas, para alunos na faixa dos 10 aos 14 anos. Despertado o gosto e o interesse pela leitura, jamais será esquecido.


Os alunos que lêem passam a escrever bem. Conseguem desenvolver assuntos gerais, pois tem base nas diversas leituras que melhoraram o seu conhecimento sobre assuntos diversos.


Também é importante conhecer as regras de acentuação gráfica,ortografia, concordância e saber pontuar um texto. Para isso além do que é ensinado em aula, existem explicações detalhadas na Internet, que contribuem para este aprendizado.


Algumas dicas importantes que podem ajudar a escrever bem:


  1. Use frases na ordem direta.

  2. Tenha clareza sobre o que vai escrever.

  3. Se mantenha dentro do tema escolhido.

  4. Use parágrafos curtos.

  5. Evite palavras ou expressões difíceis e complicadas.

  6. Evite gírias e palavras chulas.

  7. Leia diariamente e fique atualizado.


Outro ponto importante para quem vai fazer vestibular ou vai participar de um concurso, mas que serve também para escrever em qualquer ocasião é que um bom texto é composto de três partes conforme segue:


  • Uma introdução, onde o assunto é apresentado.

  • O desenvolvimento do assunto, que precisa ser claro e objetivo sem fugir do tema proposto. É a parte mais importante do texto.Deve ter no mínimo dois parágrafos.

  • Conclusão. É o fechamento do tema desenvolvido.


Um hábito salutar para qualquer pessoa é ler no mínimo um artigo por dia. Acostume a ler todos os dias antes de dormir. A leitura acalma a mente, proporciona conhecimento e um sono tranqüilo. Existem assuntos diversos que podem ser lidos na internet.


Visite o site www.viveresaber.com.br, com centenas de artigos com temas variados, que poderão contribuir para ampliar seus conhecimentos. Comece a ler ainda hoje para escrever cada dia melhor.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.