21
Fev 13
Viver e Saber

Em primeiro lugar é preciso estar bem interiormente, tendo objetivos bem definidos, sobre o que deseja conquistar. Fazer o que gosta é o primeiro passo para estar motivado, sentindo prazer em viver, trabalhar e produzir.

Em segundo lugar é importante encontrar um ambiente de trabalho que lhe proporcione desenvolver o seu potencial, demonstrando o seu conhecimento, considerando suas idéias e sugestões e satisfazendo suas necessidades.

As empresas preocupadas em motivar seus colaboradores, desenvolvem programas internos, utilizando premiações, que nem sempre atingem o objetivo desejado, porque não pesquisam para saber o que eles desejam. Para motivar pessoas é importante saber o que elas pensam e esperam do trabalho que realizam.

A partir da origem da teoria comportamental da administração, que se contrapôs a teoria das relações humanas e da teoria clássica, novos conceitos foram formulados levando sempre em conta a motivação humana.

Um dos temas fundamentais da teoria Behaviorista foi a motivação humana e neste campo surgiram novas proposições que revolucionaram a teoria administrativa, criando novos padrões de administração.

Coube a McGregor o mais influente estudioso do comportamento humano nas organizações, formular uma nova teoria da administração, baseada em novos conceitos da motivação humana.

Para ele “ o homem é um animal complexo dotado de necessidades.” Assim que uma é satisfeita surge outra em seu lugar, num processo contínuo, que não tem fim. São as necessidades que motivam o comportamento humano, dano-lhes direção e controle.São elas: Necessidades fisiológicas,de segurança, sociais, do Ego e de auto-realização.

Para Maslow as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia de valor ou seja em uma pirâmide que começa na base com as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.

A satisfação de necessidades faz parte dos estudos do comportamento humano desde o início dos tempos. Para o administrador moderno é importante estar atento, pois a cada momento surgem novas necessidades, em função da evolução do mundo, principalmente no campo da tecnologia, que desafia o conhecimento.

Para muitos, participar, ser ouvido, sentir que faz parte do processo e ser respeitado é tão importante quanto ganhar um salário justo que supra todas as necessidades familiares.

Nada significa tanto para um colaborador como sentir que suas opiniões são levadas em conta. Sua auto estima se fortalece pela admiração que sente por parte dos superiores hierárquicos e dos colegas.

De nada adianta montar campanhas com prêmios de valor se não for levado em conta as aspirações de cada um dos colaboradores. As pessoas precisam se sentir aceitas no meio em que vivem. Para isso nada melhor do que interagir com elas.

Ter uma equipe motivada significa dizer que há uma liderança humana e eficaz, que sabe que depende dos colaboradores para atingir as metas estabelecidas, respeitando seus ideais e limites.

Uma das razões que desmotivam pessoas é a frieza com que são tratadas. Em cada colaborador há um ser humano com suas virtudes e seus limites. O líder enaltece as virtudes e trabalha individualmente os limites para que sejam superados.

Motivar é respeitar, reconhecer o talento, suprir necessidades e principalmente

acreditar que sempre é possível superar dificuldades pessoais e evoluir em direção ao sucesso.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades



Curso: PERCA O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO + MARKETING PESSOAL

Curso: Admnistração do Tempo

Curso: FORMAÇÃO GERENCIAL