13
Ago 11
Viver e Saber

O Trânsito tem sido um dos motivos de maior estresse para a população das grandes cidades brasileiras. Dificilmente um motorista está satisfeito e tranqüilo andando de carro. É tensão pura. Se houver um pequeno descuido, ainda rola uma baixaria ou mesmo uma agressão.

 

O que faz com que isto aconteça?

Muitos são os fatores, entre os quais podemos destacar: o grande número de carros, ruas ou avenidas estreitas, antigas, de uma época em que não havia tantos automóveis circulando, motoristas estressados, falta de transporte coletivo em quantidade e qualidade suficiente e principalmente a falta de educação, tanto de motoristas quanto de pedestres.

O que se vê são disputas pelo espaço. Cada um querendo passar na frente do outro. Não há respeito pela preferência e muito menos generosidade para ceder passagem a quem quer que seja.

Os acidentes são diários, muitos causando mortes ou danos irreparáveis. Alega-se alta velocidade e com isto a cada dia novos controladores de velocidade são colocados nas ruas, multando quem devia e quem não devia. Muitas vezes uma pessoa, correta na maneira de dirigir, por ultrapassar um ou dois pontos do limite permitido leva uma multa e muitos que andam em alta velocidade, mas que conseguem diminuir no sinal saem tranqüilos e ainda riem dos demais.

É comum ver no trânsito motoristas fazendo inúmeras manobras erradas ou mesmo andando em velocidade fora do normal, mas como não há um policial por perto, nada acontece e ele continuará sua cruzada de infrações.

Por outro lado é comum ver pedestres atravessando a rua com o sinal verde, numa demonstração de descaso total com a legislação. Isto também não é correto e precisa ser corrigido. É preciso fazer campanha também para o pedestre, mostrando o que eles fazem ao atravessar uma rua. Talvez isto mostre que eles precisam respeitar mais os sinais e com isso evitar acidentes.

Por tudo isso o trânsito virou uma preocupação permanente, tanto para as autoridades, quanto para os motoristas e pedestres. Todos reclamam, mas poucos agem corretamente. Mesmo em zonas com menos movimento os problemas mais comuns são pessoas estacionando em ruas com pouca largura o que dificulta a passagem ou uma manobra.

É preciso uma mudança de atitude. Os carros são um meio para transporte e não uma máquina para fazer de cada motorista um super homem. Somente com reeducação e com educação para os jovens nas escolas esta situação será modificada. É preciso começar já, bem como, cada mais, ser melhorado o transporte coletivo, pois só assim o problema será resolvido.

O Trânsito não pode virar um meio de morte ou de aborrecimento para o cidadão. Ele deve ser sim o meio de transporte que facilita a vida da pessoas.

Comentarios (10)

RSS Comentario Feed
perfeito
0
site perfeito vc pegou de cabeça? com essa pesquisa tirei 10 vlw!!
coucoucou , junho 18, 2012
parabéns ao criador do comentario
0
esse site é bem legal nele consegui fazer minha pesquisa e meu trabalho tirei um dez de prmeira perfeito Parabéns para quem criou
raquel , agosto 02, 2012
trânsito
0
Este texto sobre o trâsito, e muito bom eu aprovo!
wanderson castro , agosto 27, 2014
interessante
0
Gostei de mais do texto,pois discute um assunto muito importante que é o (trânsito). Podemos ajudar a melhorar bastante o tráfego com essas informações. Muito obrigada vai me ajudar bastante.Uma pessoa nao faz a diferença,mais influencia para outras fazerem .
Larissa Lucena , janeiro 17, 2015
UAU!!!! Perfeito
0
Eu estudei para a minha prova de redação com esse texto, perfeito! Linguagem nem muito formal, nem muito coloquial.... Amei espero tirar uma nota boa com tantas ideias desse texto. Ótimo
Cinthia Bernardo , novembro 04, 2015
Mobilidade urbana, soluções que requerem a participação de todos...
0
Tenho lido muitos artigos que versam sobre a mobilidade urbana, ou melhor dizendo a "Desmobilidade" urbana e , invariavelmente, as críticas desaguam na questão da ineficiência e má gestão do transporte publico em nossas grandes cidades. Creio que a construção de um processo que venha mudar esta triste realidade, deva começar a ser pensado de uma forma mais ampla, onde todos os segmentos da sociedade - do qual todos de uma forma ou de outra acabam sendo vítimas - se empenhem em apresentar opções e propostas para soluções. Neste caso, como exemplo, gostaria de convocar a comunidade empresarial para discutir propostas tais como a redução ou melhor distribuição dos turnos de trabalhos de seus colaboradores, ampliação do sistema de "Home Office", que, se discutidos , podem trazer novas formas de ocupação das nossas vias e dos nossos espaços urbanos. Eu poderia estar aqui apontando muitas outras soluções, mas não sou um especialista , sou apenas uma pessoa que trabalha diariamente envolvido com o transito que está se tornando caótico em minha cidade (Belo Horizonte) e gostaria de poder também participar com ideias e projetos que contribuíssem para melhorar a questão da mobilidade em minha cidade.
João Batista Filho , janeiro 28, 2016
Ta indignado é?
0
Aprende a escrever melhor,e depois reclama do trânsito.
jaynara , outubro 23, 2016
UAL kk
0
Texto muito bom, me ajudou bastante
Gustavo , abril 05, 2017
UAL kk
0
Texto muito bom, me ajudou bastante
Gustavo , abril 05, 2017
:P
0
Muito bom
Huehuehuebr , agosto 01, 2017

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.