09
Jan 13
Viver e Saber

Pierre Auguste Renoir nasceu em 25 de fevereiro de 1841 na cidade francesa de Limoges, pertencente a uma família de classe media, onde o pai era alfaiate e a mãe costureira.

Em 1944 foram para Paris, em busca de uma vida melhor. Renoir estudou até os treze anos de idade, quando começou a trabalhar numa fábrica onde pintava flores em artigos de porcelana.

 

Permaneceu na fábrica até dezessete anos, quando foi trabalhar com M.Gilbert pintando temas religiosos, que tinham boa aceitação entre os missionários, e flores em leques e tecidos que rendiam mais, conseguindo juntar algumas economias.

Em 1862 foi estudar na Academia de belas Artes e na Academia do pintor suíço Charles Gleyre. Foi ai que conheceu Monet, Sisley e Basille que mais tarde formariam o grupo que criou o impressionismo. Monet influenciou o seu trabalho, no tratamento da luz e Delacroix com as cores.

Seu estilo artístico privilegiava as cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas, preferindo pintar formas humanas e paisagens. Sua primeira exposição ocorreu em 1864. Em1874 expôs suas obras junto com os colegas impressionistas. O quadro Le Moulin de La Galette foi considerado uma grande obra de arte impressionista.

Renoir, mesmo fazendo parte do grupo dos impressionistas nunca deixou de pintar retratos que lhe garantiam o sustento. Em 1881 viajou para a Argélia influenciado pela obra de Delacroix e para a Itália onde sofre grande influência dos pintores renascentistas, principalmente de Rafael.

Retorna a frança com um sentimento de que não sabia desenhar nem pintar, diante da grandiosidade dos quadros de Rafael. Seu trabalho sofre transformações, uma vez que abandona temporariamente o impressionismo para retratar personagens, mais delineados e severos, tentando fazer algo semelhante ao que presenciou durante sua viagem. O quadro Banhistas é um belo representante desta fase.

Renoir casou com Aline Charigot, que era sua amante e modelo, em 1885. Com ela teve três filhos, Pierre, Jean e Claude. Aline morreu em 1915. Seu filho Jean se tornou um famoso Diretor do cinema Francês.

Visitando Lézanne em Aix-en-provance, descobriu Cagnes, onde construiu casa e passou a ser a sua residência de inverno. Talvez por isso tenha adquirido a Artrite, que lhe causou tanto sofrimento, mas não impediu que continuasse a produzir grandes obras.

O reconhecimento total de sua obra aconteceu em 1883 com a exposição, na galeria Durand-Ruel, em Paris. Seus últimos 20 anos de vida foram marcados pela Artrite, doença que não impediu que ele continuasse pintando. Amarrava os pinceis em seus braços conseguindo produzir trabalhos de grande importância.

Com dificuldade para pintar, decidiu fazer esculturas, auxiliado por dois jovens escultores Richard Gieino e Louis Morel, que trabalhavam seguindo fielmente suas instruções. Produziram belos trabalhos imortalizados em bronze, que mantinham o traço e identificavam o estilo do mestre.

Renoir trabalhou até o último dia de sua vida. Morreu em Cagnes, na França, no dia 03 de dezembro de 1919, tendo seu trabalho reconhecido, admirado e respeitado. Seu nome figura na galeria dos grandes mestres da pintura.

Comentarios (7)

RSS Comentario Feed
sei lá
0
ñ gostei desse site é mt ruim :p
alanis , novembro 16, 2013
kkk
0
eu adorei pq eu fasso muito trabalho sobre essa materia
Fernando , maio 12, 2014
muito legal
0
adorei esse site é muito bom
Jayana , setembro 03, 2014
legal
0
adorei esse site e muito legal
krisley , setembro 03, 2014
ameii!!
0
Serviu muito para o meu trabalho de artes,muito legal mesmo!
Thiemy , setembro 01, 2016
Muito bom
0
Ajudou e muito no meu trabalho de artes gostei muito recomendado acho que vou tirar e 10.
Anonimamente , setembro 05, 2016
ótimo
0
me ajudou bastante no meu trabalho de escola do nono ano. Adorei o site,muito bom mesmo
ana paula botelho , fevereiro 07, 2017

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.