18
Dez 12
Viver e Saber

O Natal é uma data especial, que tem como principal significado relembrar e comemorar o nascimento de Jesus. É, ainda, o dia em que as famílias se reúnem, se reencontram e vivem momentos especiais, num convívio de paz e amor.

Por ser uma data tão especial, merece preparativos especiais. Por isso listamos dez cuidados, que são importantes, para que todos desfrutem deste dia com grande prazer conforme segue:

1. Decore a casa com motivos natalinos.

Isto é importante porque envolve as pessoas no clima de Natal. As famílias mais simples podem criar um clima colocando imagens do nascimento de Jesus, do papai Noel, ou mesmo uma pequena árvore que tem baixo custo, mas produz um efeito positivo, principalmente nas crianças.

Para as famílias que tem bom poder aquisitivo, existe uma gama enorme de opções no mercado que podem transformar a casa, criando um clima festivo, com um visual que encante a todos.

2. Músicas alusivas a data.

A música tem o poder de envolver e encantar. Não há festa ou comemoração que ela não esteja presente. Escolha as músicas adequadas para esta ocasião, lembrando que a noite de natal é para encontros familiares e amigos íntimos. Não combina colocar um rock pesado ou algo parecido, pois é um momento para parar, refletir e dar graças pelo bem que Cristo proporciona a humanidade.

3. O que vestir na noite de natal.

A noite de natal pede uma roupa adequada para a ocasião. Não esqueçam que é a comemoração pelo nascimento de Cristo e o reencontro entre familiares e amigos. Escolha a sua melhor roupa e tenha prazer em se arrumar para participar da ceia de natal. O prazer em primeiro lugar deve ser pessoal. Se sentir bem usando o melhor que cada um tem.

4. O diálogo entre os familiares.

Procure assuntos agradáveis para serem falados nesta noite. Lembre momentos bons, gratificantes e que deram grande alegria. Parem um momento e façam uma prece juntos, para o bem estar, progresso e proteção para todos. É um momento oportuno para pedir graças, pois nesta noite o mundo todo está em paz e harmonia, favorecendo a proximidade dos anjos celestiais em nosso ambiente, que nos atenderão se pedirmos com fé.

5. Mantenha toda a casa iluminada.

A luz favorece o ambiente e também tem o poder de nos envolver e encantar. Use a criatividade e distribua velas aromatizadas, luzes indiretas, luminárias com as cores do natal e tochas no jardim e na entrada para quem mora em casas. A luz dá um toque especial ao ambiente e favorece a aproximação entre as pessoas.

6. A mesa da ceia precisa ser especial.

Por ser um dia especial, a mesa onde será servida a ceia precisa também ser especial. Escolha a melhor toalha de mesa e o melhor serviço de jantar que tiver. Use e abuse de sua criatividade usando muitas frutas coloridas, intercaladas com flores e velas que propiciem uma intimidade que deve existir entre os familiares. Isto ajuda a criar um clima de tranqüilidade para que o jantar seja calmo e agradável.

7. O que comer e beber na noite de Natal.

A tradição brasileira manda comer peru, com farofa, rabanada e arroz com passas. Cada família tem as suas preferências e pode usufruir delas nesta noite, porque é uma noite para ter paz, alegria e prazer. Se possível lembre daqueles que tem muito pouco, e seja caridoso, doando algum alimento especial para fazer uma família pobre feliz. O champanhe cai muito bem ou um bom vinho que proporcione prazer.

8. Documente esta ceia com fotos da família.

Os momentos especiais devem ser registrados, para que no futuro possam servir de lembrança dos bons momentos vividos e também das pessoas que estavam presentes. Lembrar é viver novamente. Documente o alegria do momento, a mesa farta, os presentes como símbolos de fartura que deve existir em todo o ano novo.

9. A árvore de Natal.

É o grande símbolo do Natal. Faça com que todos os familiares entendam o seu significado. Em torno da árvore se renovam votos, se externa afeto aos familiares, se distribui os presentes, mas principalmente se renova a fé em Cristo. A árvore de Natal catalisa energias positivas para o lar, pois ela representa o nascimento de Jesus, que abençoa todos aqueles que tem fé.

10. Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei.

Esta é a grande mensagem que Cristo deixou para a humanidade. Ela deve ser lembrada nesta noite.Todos os problemas que ocorrem no mundo são fruto do esquecimento destas palavras. Lembre disso na noite de Natal e comente com seus familiares, para que todos façam o propósito de serem melhores a cada dia do novo ano. Natal não é só dar presentes, é refletir e ver o que precisa mudar, principalmente lembrar que a grande felicidade vem do comprometimento em ser bom e ajudar o próximo.

Feliz Natal a todos.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.