13
Ago 11
Viver e Saber

As mães são um presente que Deus nos dá. Desde o momento em que uma mulher toma conhecimento de que está gerando um filho, sua vida se transforma. Nada mais é tão importante quanto este ser que ela vai dar vida.Isto era no passado, continua no presente e será assim no futuro. Mães sempre mães independente do tempo.

 

No período de gestação elas se recolhem e se concentram, elaborando e planejando os meses seguintes, até o nascimento do nenê. Elas se transformam em todos os sentidos. Tanto mente quanto corpo passam por transformações que fazem com que elas sintam todo o comprometimento com o ser que estão gerando.

Começam as orientações e cuidados médicos,pois isso é um dever para elas. Cuidam da alimentação, do repouso, da tranquilidade que precisam ter. Muitas mulheres cumprem um pré natal com dedicação, pois sabem a importância para a saúde delas e dos nenês.

Infelizmente, nas classes menos favorecidas isto, ainda não acontece como deveria, mesmo havendo determinações legais para que isto ocorra. É comum ver nos noticiários, em lugares distantes e pobres, que não há atendimento a altura para garantir o nascimento, com segurança de uma criança e também garantir que a mãe não terá um sofrimento desnecessário. O pré natal é uma necessidade para as gestantes e faz parte da política de saúde governo.

Nas duas situações os preparativos são intensos. As mães que dispõe de recursos, planejam a decoração do quarto e a compra de tudo que o nenê vai precisar. A mães na sua euforia imaginam coisas fantásticas, pois querem receber seu filho com todo o amor e com tudo que entendem, que tem o dever de colocar a disposição do nenê. Na verdade querem recebê-lo demonstrando que ele é único e por isso merece toda a sua atenção.

As mães que não tem poder aquisitivo para comprar o que gostariam, uma vez que também tem os mesmos sonhos, recorrem a família, as amigas que já tiveram filhos e também compram o que precisam juntando economias, pois também querem receber bem seus filhos.

As mães do passado em geral eram donas de casa e tinham muitos filhos. Era comum guardarem o que compravam para o primeiro filho, para usar com todos que viessem depois. Também por ficarem em casa tinham tempo e habilidade para fazerem o próprio enxoval como era chamado.

As mães do presente, por serem profissionais, precisam adquirir em lojas e fornecedores diversos tudo o que precisam. Neste aspecto tem uma diferença muito grande entre o passado e o presente, porque as facilidades que existem hoje não existiam no passado, por isso as mães se empenhavam em produzir o que precisavam.

Quanto a maneira de educar também existem diferenças significativas. As mães do passado, por terem muitos filhos, exigiam muito respeito, disciplina e comprometimento com as tarefas, desde muito cedo. Davam todo o amor e carinho mas exigiam uma contrapartida, até mesmo para poderem dar conta de todos os afazeres domésticos e obrigações que tinham.

As mães de hoje, desenvolvem uma parceria com os filhos e muitas uma verdadeira amizade, que em alguns casos funciona e em outros não. Algumas dão liberdade demais e esquecem que precisam educar. Muitas vezes recorrem a presentes que é uma maneira de negociar. Isto é uma distorção na maneira de ensinar. O respeito nem sempre acontece, pois o excesso de liberdade permite que o filho entenda isso como direito a falar e dizer tudo o que quer. Muitos problemas que ocorrem, principalmente na adolescência deriva de uma infância problemática onde limites não foram devidamente colocados.

Por isso é importante que as mães tenham todo o empenho em criar bem seus filhos, mas também tenham o cuidado de passar os grandes valores que norteiam uma vida decente e feliz.

Ser mãe, tanto no passado como no presente, pressupõe o dever de criar, educar e orientar para a vida, fazendo com que seus filhos trilhem o caminho do bem, do amor e do respeito, em casa e na sociedade, pois só assim terão paz e tranqüilidade para viver feliz.

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
MAES DO PASSADO
0
MUITO BOM ACHEI O QUE ESTAVA PROCURANDO!!!
LAURINETE , maio 08, 2013

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.