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Out 12
Viver e Saber

Atender bem deveria ser um compromisso para todas as empresas. Infelizmente não é assim. Todos os dias milhões de pessoas são atendidas friamente, como se fossem robôs, sem receber a atenção que merecem.

É natural que com o volume de atendimentos que são realizados diariamente, muitos automatizados, as dificuldades apareceriam, porque sem o calor humano inexiste o relacionamento que tem condições de contornar situações resolvendo questões que preocupam os clientes.

Em grande parte dos atendimentos mecanizados no final existe a possibilidade de falar com um atendente. Entretanto, isto ocorre após muitos minutos de espera. Ao encerrar as opções entra aquela música, que em geral os clientes abominam, porque utilizam o seu tempo sem pedir licença, esquecendo que todos tem compromissos a cumprir.

Por que não colocam logo no início a opção de falar com um atendente? Fatalmente por questões de custo, uma vez que precisariam de muito mais atendentes do que colocam a disposição dos clientes.

É preciso repensar este modelo. Os aborrecimentos são constantes e a espera por um atendimento, muitas vezes levam um bom tempo de quem precisa resolver um problema e ao mesmo tempo trabalhar.

Outro problema que ocorre com os atendimentos mecanizados é que muitas vezes não tem a opção que o cliente deseja e também não tem a opção de falar com um atendente. O problema fica gigante, pois o inconformismo toma conta.

O bom atendimento desejado por todos é aquele que ao entrar em contato com uma empresa, logo receba a devida atenção e a disposição de ajudar e resolver o problema apresentado, de forma educada, com rapidez e com competência.

Este é o estágio que os serviços de atendimento precisam atingir. Quando isto ocorrer a excelência em atendimento será atingida. É preciso refletir sobre isso e buscar soluções para corrigir tudo o que está dificultando um bom atendimento e a satisfação dos clientes.

As empresas precisam examinar cuidadosamente seus serviços de atendimento com um olhar critico, para detectar tudo o que precisa ser modificado, para melhor, em respeito a seus clientes.

Não podem esquecer que sua imagem no mercado depende de um bom atendimento, que não ocorrendo, gera insatisfações que afastam os clientes, quando todos desejam a fidelização dos mesmos, pois eles são a garantia de sucesso e permanência da empresa no mercado.

A Consultoria VIVER E SABER, especializada em atendimento, aponta os caminhos para atingir a excelência no atendimento. Faça contato pelo e-mail atendimento@viveresaber.com.br, ou pelos fone 51-99 55 32 21 ou 85 95 90 20, e busque a solução definitiva para fidelizar clientes.

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