13
Out 12
Viver e Saber

Na data destinada a classe mais importante de um País, pois é ela que tem a missão de formar e preparar todas os profissionais que vão exercer outras profissões, a pergunta que deve ser feita é:

A categoria tem o que comemorar?

A resposta é simples. Por serem professores devem comemorar e serem homenageados por todos, que recebem desde os primeiros anos de vida, os conhecimentos necessários para se desenvolverem, como seres humanos e como profissionais.

Como classe profissional não, porque estão esquecidos, muitos vivendo com dificuldades em função dos baixos salários, que impedem que tenham uma vida digna e uma formação continuada para se aperfeiçoarem constantemente, para terem melhores condições de acompanhar as mudanças e repassá-las aos alunos.

Todos conhecem os problemas da educação brasileira e as dificuldades que os professores enfrentam em suas vidas, penalizados por terem escolhido a mais nobre das profissões.

Qual o pecado que cometeram para serem tão desconsiderados?

Quem pode responder a esta pergunta?

Quem pode resolver o problema dos professores?

Até quando os professores terão que recorrer a greves para receberem atenção?

A indignação deve partir da própria sociedade, que não deve mais aceitar passivamente a difícil situação dos professores, que acaba atingindo os alunos e as famílias, que não recebem a qualidade do ensino que poderiam receber, se houvesse respeito a esta categoria.

Tudo que se vê são soluções paliativas, que mascaram o problema mas não resolvem. O Brasil ocupa os piores lugares nos índices internacionais de qualidade de ensino.

Quem são os culpados por isso?

É claro que não são os professores.

São os governos que priorizam o salário dos Senadores, deputados, vereadores e algumas categorias privilegiadas de funcionários públicos, que com seus salários exorbitantes, envergonham o Pais e impedem que haja recursos para pagar condignamente os professores, bem como a corrupção que enriquece poucos, num pais onde a educação e a saúde ficam em segundo plano.

Infelizmente o meio escolhido pelos professores para reivindicar seus direitos são as greves, justas em função do desejo de conquistas para a categoria, mas que causam um sofrimento e um prejuízo muito grande aos alunos e a educação.

Qual, então será o caminho a ser percorrido para a conquista deste objetivo?

É a união de toda a sociedade em nome dos professores exigindo do Congresso Nacional soluções legais e urgentes, para melhoria dos salários e respeito a categoria.

Os professores precisam ocupar lugar de destaque na sociedade que eles constroem com seus ensinamentos, dedicação e esforço pessoal para vencer tantas dificuldades.

Um abraço e um obrigado a todos os professores no seu dia.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.