24
Set 12
Viver e Saber

 

Dificilmente existe uma pessoa que não tenha alguma dificuldade, seja na vida pessoal, nos estudos ou no trabalho. Todos são dotados de capacidade que os tornam diferenciados, mas muitos apresentam dificuldades pessoais que os impedem de serem pessoas bem sucedidas.

É comum ver isso com jovens, principalmente na adolescência, quando demonstram pouca iniciativa, falta de vontade para ler, estudar ou mesmo realizar alguma tarefa.

 

Mesmo em famílias onde os pais educam e exigem postura pró ativa é comum encontrar jovens com dificuldades pessoais que preocupam. São diversos problemas, que precisam ser tratados com a ajuda de profissionais especializados como: apatia, falta de atenção, hiperatividade, dificuldade de aprendizado, falta de interesse enfim problemas que impedem o desenvolvimento.

Vencer dificuldades pessoais é um desafio que exige esforço pessoal e uma entrega total no combate ao problema identificado. Só assim será possível avançar, vencendo em cada etapa da vida, os limites que atrapalham o sucesso pessoal.

Diferentemente dos talentosos, isto é aqueles que tem facilidades para tudo, sendo enaltecidos pela família, pelos professores e reconhecidos pelos amigos, os jovens que apresentam dificuldades não são considerados e sofrem com a falta de atenção.

Com freqüência são repreendidos e castigados. Outros são deixados de lado, uma vez que são vistos como sem solução. Com isto o problema se agrava, porque ninguém gosta de ser ignorado.

Com a auto estima em baixa fica, ainda mais difícil, vencer as dificuldades pessoais, que limitam suas vidas, pois eles mesmos passam a desacreditar de sua capacidade. Isto é um grande erro, pois deve se dar mais atenção a quem mais precisa.

Cada um tem o seu tempo e surpresas podem acontecer quando se acredita que, mesmo aqueles que hoje apresentam dificuldades, amanhã poderão ser os vencedores em qualquer jornada em que estejam envolvidos.

Todo os indivíduos tem o seu valor e todos tem a sua missão a cumprir. Desde que tenham valores morais, sejam honestos e trabalhadores merecem o respeito e a consideração de todos.

O melhor caminho para vencer as dificuldades pessoais é ter apoio, é ser considerado, é ser amado, pois nenhuma pessoa consegue viver bem, se não se sentir atuante, ouvida e respeitada.

Principalmente a família e os professores precisam estar atentos a isso, pois muitas vezes está em suas mãos a solução para aquele jovem que enfrenta tantas dificuldades.

Não valorizem somente os talentosos, pois estes precisam de pouco, porque já ganharam muito da vida. Olhem com atenção e com muito carinho e ajudem aqueles que mais precisam. Esta é a grande missão e a verdadeira caridade.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.