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Set 12
Viver e Saber

A cada dia, mais e mais pessoas se aborrecem com as deficiências de atendimento que ocorrem nas diversas frentes de atividades. São problemas crônicos na saúde, na educação, nos transportes públicos, no trânsito, e nas empresas prestadoras de serviços.

Em todas elas existem estruturas montadas para prestar atendimento. Mesmo com a legislação vigente que está bem ordenada exigindo qualidade no atendimento, na prática, o povo com freqüência se aborrece ao buscar a solução de algum problema.

Por que o serviço de atendimento é ruim no País?

As causas são várias, começando pelo tamanho do Pais, com uma produção de produtos e serviços que deixa muito a desejar. Se os produtos não fossem colocados no mercado com tantos problemas, não haveria tantas reclamações.

 

Uma população de cento e noventa milhões de pessoas, com suas necessidades, deficiências e grande parte com baixa formação escolar, que sofre porque adquire produtos com dificuldade, que vem com problemas e que reagem mal na hora de reclamar.

Os profissionais que atuam nesta área, nem sempre tem a formação ideal, e também pelas influências que trazem do meio em que vivem. São pessoas muito simples e despreparadas para estabelecer um diálogo de bom nível, que possibilite o entendimento. Com isto surge o atrito que dificulta o atendimento.

A formação de grandes estruturas, como os “call centers” padronizou o atendimento e tem grande necessidade de profissionais, que nem sempre são bem selecionados e muito menos treinados, para atenderem com qualidade.

Muitas empresas são indiferentes a qualidade do serviço prestado. Entendem que qualquer colaborador pode atender o público. Não é assim. É preciso identificar pessoas com habilidade especial no trato com os demais e que tenham prazer em conversar e explicar, sem pressa e com entusiasmo.

Todos se preocupam em vender e para isso toda a atenção e facilidades são concedidas. Entretanto, para resolver qualquer problema, ou devolver o valor que o cliente pagou, passa a ser um problema tão grande que muitos desistem em função do desgaste, que causa.

Cancelar uma assinatura de TV, ou resolver problemas que surgem com empresas telefônicas ou de cartões de crédito é uma tarefa tão estressante, que é preciso fazer promessa, para que nunca ocorra nenhum problema para os usuários, que perderão muito tempo para resolver.

Os problemas são de toda a ordem. Quem sofre com isso é o consumidor, que mesmo protegido pelas leis que estão aí, são desrespeitados e muitas vezes até ofendidos, por pessoas que não estão preparadas para atender e por um vicio existente no Pais, de dificultar a solução de problemas.

É só visitar os países desenvolvidos para aprender com eles como se faz. Os empresários sabem, porque viajam muito, compram e trocam produtos com muita facilidade, porque o consumidor é muito respeitado. Voltam de suas viagens e não aplicam aqui o que viram de bom lá fora.

Infelizmente, aqui funciona a lei de Jerson, onde todos querem ganhar e tirar vantagem de tudo. Isto precisa acabar. O pais tem tudo para se desenvolver, mas precisa corrigir estes problemas que causam má impressão e péssima imagem.

A conclusão é que o atendimento é falho nas diferentes áreas. Nenhum pais pode dizer que é desenvolvido enquanto não prestar bons serviços a sua população.

A Consultoria VIVER E SABER especializada em atendimento, coloca seus serviços a disposição do mercado visando colaborar com as empresas para a solução destes problemas.

Faça contato pelo e-mail atendimento@viveresaber.com.br, ou pelos fones 51 – 99 55 32 21 ou 99 78 90 20.

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