16
Set 12
Viver e Saber

O relatório da OECD( organização para a cooperação e desenvolvimento econômico, denominado “Education at a glance 2012” – Um olhar sobre a educação, revela que no Brasil 9 entre 10 homens, com ensino superior entre 25 e 64 anos de idade estão empregados.. Somadas às mulheres o índice é de 85,6%.

Os dados mostram que poder cursar uma faculdade garante emprego e salário quatro vezes maior do que a renda de quem não concluiu o ensino médio. Entre os 32 países pesquisados é o que apresenta a maior diferença.

Estes índices mostram que há uma super valorização do ensino superior no Pais, apesar do acesso restrito a 11% da população, na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade.

Por outro lado mostra que é um dos caminhos para crescer profissionalmente visando atingir uma melhor qualidade de vida, através da busca de conhecimento.

O esforço que vem sendo feito, tanto em investimentos quanto em melhoria do ensino são ainda insuficientes e distantes do que é recomendado.O gasto anual por aluno no ítem Investimentos financeiros em educação estão abaixo da media recomendada pela OCDE.

No ensino superior o gasto público por estudante diminuiu 2%, ficando o Brasil em 23 lugar entre os 29 países participantes.

O que é positivo e merece ser destacado é que o investimento público total em educação no Brasil passou de 10,5% em 2000 para 16,8% em 2009, ocupando o quarto lugar num ranking de 32 países avaliados.

Com relação ao PIB destinado a educação no pais(5,55%) está abaixo da media estabelecida pela OCDE que é de 6,23%,. Entretanto a boa notícia é que o Plano Nacional de educação, já aprovado na câmara e que vai para o senado, prevê investimentos de 10% do PIB para a educação

Os dados mostram que poderemos chegar aos níveis dos países desenvolvidos que priorizaram a educação, desde que seja feita uma reforma total do ensino brasileiro, onde a valorização do professor seja prioridade e os valores morais sejam restabelecidos, tanto nas escolas quanto no Pais.

Educação e saúde devem ser prioridade absoluta para qualquer governo que deseje dar ao povo condições dignas de vida.

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
...
0
que pesquisa furada é tudo mentira.....
elaine , fevereiro 05, 2014

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.