10
Set 12
Viver e Saber

O povo tem sensibilidade para apreciar o que é bom, desde que lhe seja ofertado. Há um engano em pensar que somente coisas populares prendem a atenção e o interesse das pessoas.

São vários os exemplos de apresentações de orquestras sinfônicas em ambientes públicos que recebem milhares de pessoas, que ficam atentas, curtindo a boa música, demonstrando sua satisfação através dos aplausos.

As artes plásticas em todas as suas formas, como desenho, aquarelas, pinturas a óleo e esculturas tem o poder de atrair os apreciadores que se encantam com a beleza das obras, que representam épocas distintas na evolução dos tempos.

O interesse das pessoas se faz sentir pela visitação permanente nas grandes exposições, quando são mostrados o que há de melhor em termos de arte, algumas vindas do exterior criadas pelos grandes mestres da pintura.

É o que está acontecendo em São Paulo, que neste momento realiza a trigésima Bienal, que ficará em exposição até o dia 9 de dezembro do corrente ano.

Mas o fato surpreendente em termos de visitação do público é a exposição dos impressionistas, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo que está recebendo obras do Museu d’Orsay, um dos mais importantes de Paris, que recebeu mais de três milhões de visitantes em 2011.

A exposição denominada Impressionismo, Paris e a modernidade trouxe ao Brasil 85 obras, destacando Claude Monet, Paul Gauguin, Edgar Degas, Paul Cézanne, Vincent Van Gogh e um destaque especial para o quadro considerado a obra prima de Èdouard Manet, o Tocador de Pífano.

A mostra deverá permanecer em São Paulo até outubro, quando irá para o Rio de Janeiro. São esperados mais de 600 mil visitantes, o que prova que não é só futebol que atrai multidões.É uma oportunidade única para os brasileiros que tem poder aquisitivo para visitar o que representa, o que de melhor existe, como representação do impressionismo.

É uma pena, que uma exposição como esta, não possa ser apreciada pelos brasileiros de outros regiões e estados do Pais, que dificilmente terão a oportunidade de viajar até a França para admirar a grandeza destes trabalhos.

Nenhum povo pode ser considerado evoluído se não souber apreciar uma obra de arte. É uma manifestação artista que envolve e engrandece o espírito tornando o indivíduo mais sensível para viver em sociedade.

Por isso é importante que as escolas estimulem os alunos a conhecer, mesmo que seja através da internet, não só as grandes obras de artes plásticas, mas também as composições musicais que marcaram época, pois este pode ser um caminho para diminuir a violência e o mau comportamento dos alunos, despertando sua sensibilidade e estimulando o conhecimento através das artes.

É certo que podemos evoluir despertando nossos sentidos para a beleza das artes e pelo que elas podem interferir na maneira de pensar e agir de nosso povo.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.