04
Set 12
Viver e Saber

É comum ver pessoas insatisfeitas com um atendimento, pedir para falar com o supervisor ou mesmo gerente, na expectativa de que resolverá o problema, falando com alguém que detenha o poder por ocupar um cargo hierárquico superior.

Muitas vezes o problema se agrava, porque ao expor para o supervisor ou gerente, que não conseguiu resolver o problema com o atendente, recebe a mesma resposta ou uma resposta ríspida, como se ele não estivesse ali para solucionar problemas.

Por que isso acontece?

 

1 – Algumas empresas são rígidas em suas posições.

A normatização é importante para as empresas, porque cria padrões de atendimento que em geral satisfazem os clientes. Entretanto, a rigidez nas posições não contribui para a satisfação dos clientes, razão pela qual é importante dar maior poder aos supervisores ou gerentes para que possam ter posições diferenciadas junto aos clientes.

2 – Os supervisores e gerentes não tem poder de decisão, além do que está previsto.

Se os Supervisores ou gerentes tem o mesmo poder que os atendentes, sem dúvida vão frustrar os clientes. Por ocuparem um cargo de maior responsabilidade e por participarem da gestão da empresa devem ter alçadas maiores que garantam a eles poder para resolver a situação que se apresenta.

3 – O cargo os torna arrogantes e pouco flexíveis.

Se os Supervisores ou gerentes tem o mesmo poder que os atendentes, sem dúvida vão frustrar os clientes. Por ocuparem um cargo de maior responsabilidade e por participarem da gestão da empresa devem ter alçadas maiores que garantam a eles poder para resolver a situação que se apresenta.

Muitos gerentes ao serem investidos no cargo, demonstram pouca vontade em ajudar os outros. São arrogantes e não demonstram nenhuma boa vontade em resolver problemas, a não ser quando é para vender, porque sabem que seus cargos dependem disso.

4 - Não priorizam a satisfação do cliente.

Fidelizar um cliente é um desejo de todas as empresas, que sabem o quanto isto é importante para seu sucesso. Infelizmente, ainda não se deram conta de que é preciso, ao promover um colaborador, ter certeza de que ele é o mais capaz, o mais preparado e principalmente aquele que tenha condições de satisfazer seus clientes, com atitudes positivas e capacidade para conquistar pessoas.

5 – Não estão preparados para fazer atendimento.

Ainda é comum pessoas serem promovidas porque são amigas do chefe. Isto é péssimo. Em geral quem recebe um cargo, sem estar preparado, vai causar transtornos para a empresa.Atender pessoas é uma tarefa rotineira na vida de quase todos os profissionais, porque praticamente todos numa empresa, desde o presidente até o porteiro fazem atendimento e dependendo da maneira como atendem elevam ou comprometem a imagem da empresa.

Conclusão:

Por este motivo é preciso que as empresas preparem suas equipes para atender bem seus clientes, realizando treinamentos permanentes visando unificar os procedimentos que garantam a excelência no atendimento.

A consultoria Viver e Saber, especializada em atendimento, se coloca a disposição das empresas que desejam criar um diferencial, que as torne únicas na mente de seus clientes pelo bom atendimento que praticam. Entre em contato através do site atendimento@viveresaber.com.br, ou pelos fones 51-99 55 32 21 ou 99 78 90 20.

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