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Ago 12
Viver e Saber

O desconhecimento das regras de boas maneiras na vida pessoal e empresarial, compromete a imagem de pessoas e de organizações. Deixar sem resposta, os convites, as perguntas, as solicitações ou oferecimento de serviços que são recebidos demonstra uma falta de consideração e respeito para com os indivíduos.

O bom atendimento começa pela vida privada, pois faz parte da rotina das pessoas receber convites para participar de acontecimentos.

Pessoas recebem convites para participar de um jantar, de um casamento, de uma formatura, ou de um acontecimento social. O correto é agradecer o convite e dizer se vai participar ou não.

Não responder é atender mal e demonstrar falta de educação e preparo para viver em sociedade, uma vez que aquele que convida precisa contratar os serviços para bem receber. Se não tem a certeza da presença de quem convidou, vai pagar por um serviço que não será utilizado.

Pior do que não responder é confirmar que vai participar e na última hora informar que não poderá ir. Quem confirma precisa estar presente ou mandar um representante, pois isto evitará desperdício do que foi contratado e principalmente não magoará quem convidou.

Outro ponto importante que vem sendo esquecido é a pontualidade. Os horários não são mais respeitados, causando transtornos para quem organiza o evento. As pessoas esquecem que comida passa do ponto e pode comprometer tudo o que foi preparado.

Quando o atraso ocorre com autoridades, o que é comum, o estrago é grande, pois o protocolo manda, que eles tenham prioridades, tanto de local para sentar quanto para dar início ao evento. Havendo atrasos todos os demais convidados ficam esperando o que revela um descaso para quem cumpre horários.

É preciso rever estas falhas que muitos cometem, pois elas comprometem a organização de eventos e revelam uma falta de atenção para quem convidou.

Outro problema sério que acontece a toda hora é a negativa de muitas empresas em receber oferecimentos de serviços ou solicitações. Se negam a ouvir. Como podem saber que algo bom está sendo oferecido?

A área de atendimento ou de comunicações precisa receber o que chega, selecionar, encaminhar e responder, mesmo que não interesse, demonstrando respeito por quem encaminhou a solicitação. Isto mostra que a empresa tem consideração pela comunidade na qual está inserida.

A postura de muitos gestores, desconsiderando os pedidos ou oferecimentos que são recebidos, demonstra arrogância e compromete a imagem da empresa, porque aquele que fica sem resposta, jamais esquecerá isso e possivelmente falará mal para os amigos, comprometendo o atendimento que é feito.

A empresa comprometida com excelência em atendimento não pode deixar ninguém sem resposta. Os executivos e gestores pensem nisso, pois agindo assim espalham antipatias na mente de possíveis clientes, comprometendo todo o esforço para atender bem.

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