29
Ago 12
Viver e Saber

Os problemas da educação brasileira já foram identificados. Especialistas em educação tem a receita para resolver os problemas. Além deles cada brasileiro, opina sobre este assunto, porque todos sofrem vendo seus filhos desmotivados pelos inúmeros problemas que as escolas apresentam.

A meritória campanha lançada ontem pelo grupo RBS vem alertar sobre os problemas da educação no Pais, com abrangência para o Estado e os municípios. As maiores autoridades em educação estiveram presentes demonstrando que conhecem os problemas e sabem o que precisa ser feito.

A pergunta que fica no ar é: Por que não fazem?

Porque, apesar dos problemas estarem identificados, ainda não se tornaram prioridade absoluta para serem solucionados. Para os políticos é sempre fácil falar. O problema é que, apesar de terem o poder, fazem superficialmente algumas ações que não resolve o problema em definitivo.

 

Noticias divulgadas ontem dão conta da visita do ex primeiro ministro britânico Tony Blair ao Brasil. A matéria cita que ele recomendou que haja ação de fazer acontecer, em vez de ficar só analisando o problema da educação.

Não precisaria ele vir de tão longe para dizer o que todos aqui já sabem, nem mesmo para orientar dois estados brasileiros que estão contratando seus serviços para resolver um problema, que é nosso, e que temos pessoas competentes para isso.

É preciso decisão governamental, atitude firme no sentido de dar um basta na raiz do problema do Brasil, que é a educação falha e que compromete todo o desenvolvimento do Pais.

Chega de culpar o passado que nada fez. Agora é presente e o problema está aí. Quem detém o poder que faça, começando por pagar, no mínimo, o piso salarial que ainda não é pago aos professores em muitos estados.

Mas, também não é com um piso, que não atende a necessidade dos professores, que o problema será resolvido. É preciso um planejamento geral que identifique todos os problemas da educação e apresente soluções adequadas para melhorar a qualidade do ensino, que trará como benefício profissionais preparados para ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

Os brasileiros estão cansados de ouvir sempre as mesmas coisas. Os problemas da educação já estão identificados até mesmo pelos alunos do ensino fundamental.

Alguns deles são: Escolas com corpo docente despreparado ou desmotivados, salas de aula sem o menor conforto para os alunos, falta de meios tecnológicos de comunicação modernos em sala de aula, falta de disciplina, pela indiferença de muitos professores, que estão desestimulados para trabalhar e tantas coisas mais.

Com isso milhares de jovens estrangeiros estão vindo para o Brasil ocupando o lugar de brasileiros, em muitas áreas, porque não há profissionais preparados. Para haver desenvolvimento é preciso ter pessoas capacitadas para ocupar posições, nas diversas áreas do conhecimento.

É muito fácil resolver problemas, quando eles estão identificados. Os problemas ligados a educação são do conhecimento de todos. É só tomar a decisão e partir para a ação de fazer acontecer. Quem vai fazer isso?

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.