13
Ago 11
Viver e Saber

Ato ou efeito de conhecer, que significa ter noção de saber.

A busca pelo conhecimento remonta ao início dos tempos. A alimentação era conseguida através da caça e da pesca,  das frutas e legumes que eram encontrados na natureza.  Com a evolução dos tempos, o homem entendeu que esses recursos acabariam e que precisava descobrir maneiras de cultivá-los para poder estocar e garantir o sustento, principalmente nos invernos gelados que causavam grandes perdas de vidas. Deixaremos a sequência histórica da evolução de lado para focar naquilo que desejamos passar aos nossos leitores.

 

Se refletirmos sobre o mundo que temos hoje, vamos verificar que o conhecimento está ao alcance de todos. Não há mais desculpa para não estudar. As opções são inúmeras, desde as escolas de nível básico até as Universidades com seus cursos de graduação e pós-graduação. Não vamos aqui analisar a qualidade do ensino, pois isso já fez parte de outro texto que está à disposição neste site. Aqui queremos mostrar as opções e principalmente despertar nas pessoas o interesse pelo ensino continuado, exigência do Mercado.

Somos avaliados pelo tempo de estudo e pela diversidade de conhecimentos que possuímos. Isto é conseguido com disposição e entusiasmo por aqueles que se apercebem de que a competição é cada vez maior. Como numa seleção natural só vencem aqueles que estiverem com a melhor formação.
Temos encontrado em nosso caminho pessoas que pararam de estudar assim que terminaram o segundo grau. Estão no Mercado de trabalho e esperam uma oportunidade que dificilmente chegará, porque aqueles que têm nível universitário e, portanto detém melhor conhecimento tem prioridade, pois todas as empresas querem ter os melhores profissionais em seus quadros.

Percebendo isso tenho me dedicado a incentivar pessoas a voltar aos bancos escolares mostrando a elas que só o conhecimento pode diferenciar uma pessoa da outra. É o conhecimento que nos torna aptos a enfrentar qualquer situação e nos leva a ocupar os melhores lugares dentro de uma empresa. Assim tenho tido a satisfação de ver muitas pessoas crescerem profissionalmente, causando surpresas tanto para a família quanto para os colegas.
Para completar a formação tradicional recomendo que cada pessoa leia no mínimo um artigo por dia, seja na Internet, que possui qualquer assunto que se procure, ou em jornais e revistas.

O importante é ler, pois a leitura nos traz conhecimento da realidade que nos cerca e nos possibilita argumentar diante de qualquer pessoa ou grupo de pessoas. Recomendo isso porque percebi a dificuldade que alguns tem em se comunicar com amigos ou colegas de trabalho e muito mais ainda, quando estão diante de pessoas de maior nível profissional ou social. Alguns alegam inibição ou timidez, mas a verdade é que sabem que não dispõe de argumentos que possam sustentar uma boa conversa. Melhorando a autoestima através do conhecimento perdem a inibição e o medo.
Cada ser humano tem uma capacidade distinta. Aliando a isso tudo o que ocorre no dia a dia, assistindo os telejornais ou lendo, logo passa a ter assunto para comentar em qualquer roda. A partir daí começa a ser notada. Dependendo de sua capacidade para argumentar pode convencer qualquer pessoa, revelando que tem atitude e isto leva ao sucesso.

O Site VIVER E SABER recomenda uma reflexão sobre este assunto. É muito fácil ajudar uma pessoa a crescer. O caminho é o conhecimento, que pode ser conseguido de várias formas. Ele está a nossa disposição. Dediquem um tempo para isso e logo perceberão quantos benefícios receberão.
Adelino Cruz

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.