09
Ago 12
Viver e Saber

São inúmeras as reclamações de clientes com relação ao atendimento prestado pelas empresas. Isto acontece porque os candidatos são selecionados sem critérios pré estabelecidos, que possam identificar quem realmente tem condições de trabalhar nesta área.

O recrutamento e seleção de pessoas, em função da grande demanda que existe nesta área, faz uma seleção obedecendo os critérios normais para contratação de um funcionário, o que é pouco, porque esta é uma função especializada, que exige qualificação especial.

 

O descuido das empresas é grande, pois não se dão conta, de que estes colaboradores serão seus embaixadores perante os clientes, uma vez que eles atendem as pessoas que procuram a empresa.

A seleção precisa ser rigorosa observando os seguintes pontos:

1 – A formação e a organização pessoal do candidato.

2 - A capacidade de se comunicar bem.

3 – A sonoridade e suavidade da voz.

4 – A capacidade para ouvir sem interromper quem fala.

5 - Ser receptiva para entender e ajudar a resolver problemas.

6 – Ter capacidade e calma para atender pessoas irritadas.

7 – Ter habilidade para contornar situações estressantes.

8 – Assumir o papel de representante da empresa, resolvendo o problema.

9 – Entender quando o cliente está com a razão.

10-Encantar o cliente com um atendimento de qualidade.

A partir da contratação de pessoas com estas características e com boa remuneração, dar o treinamento adequado antes de colocá-las nas posições de atendimento. Nenhum profissional terá segurança quando não tem domínio das informações.

Contratando pessoas capazes o tempo de aprendizado é menor, pois elas terão capacidade de assimilar os conteúdos previstos. De qualquer forma a empresa que prioriza o atendimento, porque sabe o quanto ele é importante para sua imagem e para a fidelização do cliente, manterá o grupo em treinamento no mínimo durante 20 dias, tempo médio para dar segurança e capacitar os novos colaboradores.

Agindo assim a qualidade do atendimento estará garantida, fazendo com que a empresa obtenha os resultados que espera, os atendentes seguros e tranqüilos porque terão prazer em trabalhar e os clientes satisfeitos falando bem da empresa para seus familiares e amigos.

São objetivos importantes que todas as empresas precisam fixar. Dificilmente nos dias de hoje se encontra uma pessoa, que não tenha algum tipo de reclamação a fazer, por ter sido mal atendida.

A Consultoria Viver e Saber especializada em atendimento pode ajudar as organizações a resolver estes problemas. Entre em contato através do site www.viveresaber.com.br, do e-mail atendimento@viveresaber.com.be ou pelos fones 51 9955-3221 ou 9978-9020.

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