06
Ago 12
Viver e Saber

Vivemos num pais onde existem leis para tudo. Se elas fossem respeitadas teríamos o melhor serviço de atendimento do mundo. Quem já não esperou muito mais tempo, do que determina a lei, numa fila de banco?

Quem já não perdeu algumas horas do seu dia esperando para ser atendido em órgãos públicos, em consultórios médicos, em laboratórios para fazer exames, em empresas, ou em emergências de hospitais? São esperas cansativas e que demonstram indiferença total com o tempo e o sofrimento das pessoas.

Parece que esperar passou a fazer parte da vida dos indivíduos, como se eles não tivessem mais nada para fazer. A grande maioria aceita passivamente esta situação, porque não quer parecer inconveniente ou mal educada reclamando e exigindo seus direitos.

Isto é errado, porque todos tem seu tempo planejado com diversas atividades que são impedidas de serem realizadas em função dos atrasos que enfrentam no dia a dia. Não há respeito para com o tempo de cada um.

Deixar de reclamar contribui para que o atendimento seja deficiente e principalmente porque a qualidade dos serviços permaneça sempre aquém das necessidades dos usuários.

Em qualquer atividade atender bem é uma necessidade. Infelizmente, poucos dirigentes se dão conta disso revelando desorganização interna, incompetência para perceber o que está errado e modificar, falta de supervisores para controlar o andamento do serviço e principalmente o treinamento adequado do quadro funcional para que prestem atendimento de alta qualidade.

Quem busca um bom atendimento, precisa ser educado, objetivo, focando suas perguntas no que é essencial, contribuindo assim para agilizar o trabalho, para que outros sejam atendidos com rapidez evitando esperas desnecessárias nas filas. Outras, mais ansiosas ou querendo ser espertas, furam a fila para perguntas que já sabem a resposta, sempre na tentativa de levar alguma vantagem. Esquecem que desviam a atenção de quem atende e revoltam quem está esperando a sua vez.

Quem trabalha com atendimento precisa preencher alguns requisitos indispensáveis para poder atender bem, conforme segue:

1 – Ter simpatia e boa educação.

2 – Saber ouvir e responder adequadamente.

3 – Demonstrar que gosta do que faz.

4 - Ter agilidade para resolver o problema do cliente.

5 – Atender a todos com eficiência fazendo a fila andar.

A consultoria Viver e Saber é especializada em atendimento, mostrando passo a passo o que é preciso fazer para atender bem, com rapidez, eficiência e competência, demonstrando total conhecimento, tanto da empresa quanto da tarefa visando atender com excelência. As organizações falham muito em atendimento e isto pode ser modificado, criando benefícios importantes como fidelização do cliente e uma imagem positiva no mercado.

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