25
Jun 12
Viver e Saber

A educação tem sido tema recorrente em nosso site, uma vez que entendemos que somente através dela é possível chegar ao desenvolvimento. Não são as indústrias, o comércio e os serviços que tornam um país desenvolvido, mas sim o grau de civilidade e as atitudes das pessoas, que são decisivas para ter qualidade de vida. Vários artigos estão postados no site sobre as cidades do Canadá que visitamos, mostrando o progresso, os costumes, as belezas e principalmente a tranquilidade de um povo que anda pelas ruas sem agitacão, sem correrias, demonstrando claramente que vivem bem em comunidade respeitando o direito do outro de ir e vir, sem discriminação de espécie alguma.

Estas atitudes mostram pessoas educadas para falar e responder a uma pergunta ou orientação que é solicitada. Mostram ainda o grau elevado de entendimento do que é ser educado, pois respeitam muito seu semelhante e dividem espaço com ele sem temor de ser agredido, porque são educados, não só porque estudaram, mas também porque ser educado é uma condição de vida.

Isto faz com que os lugares, que se visita, fiquem mais bonitos porque é tudo muito limpo, muito tranquilo, muito organizado. As ruas são limpas porque existe um serviço de limpeza que atua pela madrugada para não atrapalhar a vida das pessoas durante o dia. Nada é jogado no chão, porque há uma consciência de que para viver em coletividade é necessário que todos participem e colaborem.

Encanta ver em algumas ruas pequenas faixas de terra, ao lado das calçadas, onde são plantados temperos, ervas aromáticas, inclusive pequenos pés de parreiras e ninguém destrói ou pisa em cima, muito menos permitem que animais façam suas necessidades, pois são conduzidos e levados a lugares especiais onde são recolhidas.

Se alguém deixar uma chave ou um objeto qualquer, em algum lugar, pode voltar lá que está guardado esperando que o dono venha buscar. Os serviços de transporte como metrô, ônibus ou trem funcionam muito bem porque também existe uma clareza de entendimento no sentido de que as pessoas precisam se locomover.

Tudo existe para servir o cidadão que paga impostos e deve ser bem atendido. Em função do alto grau de desenvolvimento os serviços estão disponíveis através da Internet, havendo autoatendimento através de máquinas, inclusive nos supermercados, onde o cidadão faz suas compras e ele mesmo registra, paga e recebe o recibo de pagamento, de forma simples rápida, evitando filas e aglomeração de pessoas.

As facilidades para o cidadão são muitas, demonstrando o que é ser desenvolvido e como é bom viver num País com estas características. As escolas tem como meta um ensino de qualidade, mas também a formação do indivíduo como ser humano sabendo respeitar o outro e vivendo bem em coletividade.

O exemplo do Canadá deveria ser seguido por todos. É um País que através da educação criou condições para que o povo viva tranquilo, conhecendo seus direitos e deveres e principalmente, respeitando os demais e cuidando do meio ambiente em que vive.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.