24
Jun 12
Viver e Saber

Existe a província de Quebec e a cidade de Quebec cujo idioma oficial é o Francês.  A província engloba várias cidades entre as quais a mais conhecida que é Montreal.

A cidade de Quebec é a mais antiga do Canadá. No século XVII o local era habitado por nativos algonquinos e iroqueses que viviam da caça e de cereais que plantavam. Em 1535 o explorador francês Jaques Cartier passou o rigoroso inverno na aldeia dos iroqueses, de onde surgiu o nome Kanada que quer dizer vila.

 

Foi Samuel Champlain que fundou a aldeia de Quebec em 3 de julho de 1608, que se transformou com o passar do tempo na cidade de Quebec, a mais antiga cidade francesa das américas.

Ao chegar a cidade o visitante é automaticamente induzido a visitar a cidade antiga, conservada como testemunha da história, com seus muros de pedra que davam proteção contra as invasões que ocorriam com frequência, ora pelos Franceses, ora pelos ingleses, até ser assinado o tratado que passou o controle definitivo aos franceses.

Ruas estreitas, algumas só para pedestres, encantam os turistas, que encontram souvenires típicos da região, cafés, restaurantes e muito verde, com árvores antigas e de uma beleza que encanta. Como os moradores enfrentam invernos longos e rigorosos com temperaturas, muito baixas, que chegam a menos de trinta graus, quando chega o verão eles saem pelas ruas e vivem intensamente esta estação. Colocam muitos vasos com diferentes tipos de flores que embelezam a cidade, dando um ar de festa, que torna a cidade ainda mais bonita.

No caminho até a divisa com o rio Saint Laurent ou São Lourenço muitos monumentos destacam os feitos dos primeiros desbravadores, como o do missionário François Xavier de Montmorency-Laval, que desembarcou em Quebec em 1659, ajudando a tornar a cidade um centro cultural e político, ao mesmo tempo em que fundou a Universidade Laval em 1663 e que até hoje é referência para o Canadá e para o mundo. Em 1674 foi nomeado bispo, o primeiro do Canadá.

Outro monumento que chama a atenção é o que lembra o encontro realizado durante a segunda Guerra mundial entre o Presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt e o primeiro ministro inglês Winston Churchill, que vieram a cidade em 1943 e 1944 para tratar dos rumos da Guerra

Outro símbolo da cidade antiga é o monumental prédio do hotel Chateau Frontenac, que recebe importantes personagens do mundo contemporâneo, artistas e milionários do mundo que podem se hospedar no hotel e desfrutar dos serviços oferecidos de excelente qualidade.

Outro local que deve ser visitado por quem desejar conhecer o Canadá é o belo prédio do Congresso e também as ruas da cidade com casas sem muro ou grades, mostrando a segurança que existe no local, onde dizem que as portas podem ficar abertas que não há furto ou invasão, uma vez que criminalidade inexiste.

 

 

Além de possuir uma história repleta de acontecimentos, de um povo altamente civilizado, com uma educação que figura entre as melhores do mundo, o Canadá é um país que mantém florestas e abundância de árvores em ruas e praças que encantam os turistas.  Este é um País que merece ser visitado.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades