24
Mai 12
Viver e Saber

A educação começa na família, sendo dever dos pais passar valores que consagraram a vida em sociedade, garantindo uma vida digna aos filhos, onde o respeito a tudo e a todos seja condição e princípio fundamental para uma boa convivência.

Toda a criança precisa ter amor, segurança e condições de vida que lhe garantam educação de qualidade para se desenvolver e adquirir os conhecimentos necessários para ter uma vida digna e com sucesso.

Os pais não podem esquecer de ensinar aos filhos as boas maneiras, o respeito para com os demais , os cuidados que devem ter com o lugar onde vivem, com o meio ambiente e principalmente com a sua formação pessoal.

A criança que não é educada em casa e não respeita os pais e os mais velhos seguirá pela vida desconhecendo limites e entendendo que tudo pode e que não deve satisfações a ninguém. Sofrerá as conseqüências desta atitude no ambiente de trabalho e na vida diária, pois encontrará pessoas que lhe mostrarão que não é onipotente.

Por isso é importante que os pais entendam isso e corrijam os filhos, desde muito cedo, evitando que seja feito por estranhos, ou mesmo que sejam envolvidos em situações delicadas que comprometam a sua própria segurança e liberdade pessoal.

Não tenham medo de ensinar, de corrigir defeitos, de impedir que seus filhos enganem, que escondam coisas que possam prejudicar suas vidas. Os pais devem conhecer profundamente seus filhos para identificar qualquer problema que esteja ocorrendo, mesmo que eles não verbalizem. Passem confiança a eles, mostrando que em qualquer situação, por pior que seja, serão os pais que estarão junto deles.

Fiquem atentos a mudanças de comportamento, ou desculpas que são dadas por qualquer motivo, e principalmente percebam quando eles mentem. Os filhos precisam confiar integralmente nos pais, pois eles geraram a vida e jamais um pai ou uma mãe deixará de amparar ou entender um filho.

Eduquem no presente para não chorarem no futuro. Garantam a solidez do caráter e da formação dos filhos e terão alegrias continuadas e permanentes. Não deleguem a outros ou mesmo a eles próprios a condução de sua educação nos primeiros anos de vida. Nesta fase a responsabilidade é dos pais.

Não esqueçam de que tudo que é fácil demais não é valorizado. Criem algumas dificuldades a eles e não cedam em tudo que eles querem, pois a vida não é assim. É preciso ter limites em tudo, pois ninguém na vida terrestre tem domínio total sobre tudo.

Não deleguem para as escolas a educação de seus filhos. Elas complementam a educação recebida em casa e tem a missão transformadora de despertar talentos, repassando conhecimentos que garantirão boas oportunidades no mercado de trabalho. O ideal é que ambos se complementem para garantir a formação de cidadãos de grande valor para o futuro.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.