30
Abr 12
Viver e Saber

Atingir a maturidade é ter conquistado a capacidade de compreender e perdoar. É um estágio da vida onde a realidade não assusta mais e os medos se dissipam pelo entendimento de que é preciso controlar e decidir sobre tudo o que pode causar transtornos e aborrecimentos.

Para atingir a maturidade leva tempo e exige vivências. É um processo que vai sendo construído aos poucos, fazendo com que os indivíduos tenham que lutar, conquistar e ceder muito.

As experiências vividas solidificaram na mente o que convém e o que não deve ser tolerado ou permitido. A noção clara de que o ponto de dignidade não pode ser ultrapassado por ninguém, dá segurança e tranqüilidade para viver conforme o desejo pessoal de cada um.

Ceder, calar, ouvir e não responder, concordar quando a vontade era dizer a sua verdade fazem parte desta fase. Parece ruim porque vai marcando e muitas vezes revoltando, mas por outro lado vai construindo um caráter forte, ensinando a compreender e a perdoar, características essências para atingir a maturidade.

Dificilmente um jovem pode ser autêntico e natural, principalmente no meio profissional, onde precisam seguir as regras do jogo, onde poucos mandam e muitos obedecem. Segundo Mari Von Ebner-Eschenbach “ Na Juventude, aprendemos; na maturidade, compreendemos”. A maturidade dá segurança e tranqüilidade para os indivíduos externarem seus pensamentos.

As contrariedade, as decepções, as dificuldades da vida, os sofrimentos, as injustiças ensinam muito, apesar de causarem um desconforte muito grande.

Também as coisas boas, como sucesso, alegrias, conquistas deixam sua marca, tornando o ser humano mais preparado para os desafios da vida.

A maturidade, para muitos, está relacionada com a idade, mas nem sempre isso é verdadeiro, pois existem muitas pessoas que na meia idade demonstram um equilíbrio e um entendimento, e uma capacidade de perdoar que mostram o quanto aprenderam com a vida tornando-as especiais.

Como disse William Shakespeare” Um dia você aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.

A maturidade revela a realidade da vida, como ela é, sem rodeios e sem floreios. Nada mais surpreende, porque muitas vivências solidificaram a idéia de que há limite para tudo e ao mesmo tempo possibilidade de realizar tudo o que desejar.

Segundo Nietzsche, “ Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. Esta frase traz uma grande verdade, porque o amor é o sentimento que resolve qualquer problema ou situação. Todo aquele que atingiu a maturidade encontra no amor o suporte para ter paz e ser feliz. ,A maturidade traz consigo a capacidade de aceitar o que não se pode mudar.

 

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
...
0
gostaria que se possível vcs me enviassem uns textos desse para o meu email.
leandro alves , dezembro 10, 2012

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.