15
Mar 12
Viver e Saber

Os temas são necessários para ajudar a fixar conhecimentos. O problema de muitos temas é que fazem com que os alunos tenham que despender muito tempo para concluí-los impedindo-os de terem uma vida de lazer no turno inverso.

 

Os pais, não raras vezes são obrigados a largar suas tarefas para auxiliar nos temas em função da sua complexidade, exigências e extensão. Ao fazerem isso deixam de realizar o que precisam gerando uma intranqüilidade familiar.

É preciso fazer os temas, mas é preciso que os professores reflitam sobre o que pedem. Alguns alunos deram exemplos de temas que foram pedidos conforme segue: Imprimir seis fotos da primeira guerra mundial. A pergunta que fica é: Qual a finalidade deste tema? Imprimir significa gastar mais papel, tinta etc. Isto é contrario a toda a idéia de sustentabilidade, necessidade primeira para o planeta terra.

Outro aluno citou o caso do professor que deu um tema de 25 folhas do livro, o que o impediu de ter aula de natação, necessária para ajudar na sua saúde, uma vez que tem problemas respiratórios. O tema foi feito, mas o aluno disse que não teve nenhum prazer em fazê-lo.

São tantos relatos que exigiriam muito espaço para comentá-los. O objetivo deste artigo é mostrar aos alunos que os temas são necessários, pois auxiliam no aprendizado, mas também é preciso que os professores sejam conscientes e não peçam coisas desnecessárias como impressão de coisas que estão disponíveis na Internet e muito menos temas que ocupem um tempo muito além do tolerável, pois isto só traz contrariedade. Há meios tecnológicos modernos para serem utilizados como a Internet que pode ser usada para pesquisa e novas descobertas, que levem os alunos a ter prazer em fazer o tema. Em vez de cópias e cópias de papel, porque não criar um debate em aula sobre o tema solicitado envolvendo todos os alunos numa discussão que motivaria a todos?

É preciso repensar cada atitude tomada em sala de aula. O mundo mudou, as aulas expositivas são cansativas e nem sempre agradáveis. Continuar dando temas como no passado é uma perda de tempo. Isto contribui muito pouco para o aprendizado.

De que adianta excesso de conteúdo para estudar e temas longos e cansativos se o efeito será negativo para o aprendizado? São perguntas que precisam ser respondidas. Por isso refletir sobre isso é necessário.

Passar o tema exigindo apenas a fixação do conteúdo dado em aula. Algo que possa ser feito com prazer e que não impeça o aluno de fazer outras atividades que são importantes para o seu crescimento pessoal. Esqueçam de pedir cópias, impressas daquilo que está disponível na internet, pois isto é contra as leis do meio ambiente. Fatalmente essas cópias Irão para o lixo, que poluirá novamente.

Não esqueçam que os alunos precisam estudar, mas precisam ter tempo para viver a sua idade, com tudo o que ela exige, pois este tempo não voltará jamais.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.