13
Mar 12
Viver e Saber

No próximo dia 26 do corrente a cidade de Porto Alegre completará mais um ano de existência. Sua população é estimada em 1.409.939 habitantes. Considerada como uma das capitais com melhor qualidade de vida e mais arborizada do Pais, mantém parques e praças que servem de ponto de encontro e lazer para a população.

 

Sem dúvida alguma muitas ações já foram e continuam sendo feitas para tornar a cidade melhor para sua população. Um ponto que merece destaque é o índice de tratamento de esgoto que atinge 80% beneficiando 1,1 milhão de pessoas. Até o final de 2014 serão alcançados 94% de tratamentos de esgotos o que elevará, ainda mais a qualidade de vida da população da cidade e da região.

 

Apesar de ser dia de comemoração, onde tudo é festa, é preciso pensar além visando tornar a cidade, cada vez mais atraente para todos. Não basta só elogiar. É preciso participar, sugerir, exigir melhorias que façam com que a cidade seja um pólo de atração turística, única maneira de fazer com que entre recursos e com eles as melhorias que tornem a cidade grandiosa e reconhecida como as grandes capitais do mundo.

Porto Alegre tem uma natureza especial. A orla do Guaíba com algumas exceções é pobre e não tem locais fechados como bares, onde as pessoas poderiam se encontrar no fim de tarde, para conversar e relaxar, seja com um gostoso chimarrão ou com a bebida de sua preferência.

Quanto investidores se interessariam por isso?

Sem dúvida, muitos. Uma orla bonita com belas calçadas e diferentes bares atrairia, ainda mais visitantes e seria um local de referência na cidade. É muito agradável ir a um local com vista para o mar ou rio ou lago. Isto encanta e relaxa as pessoas. Além deste prazer geraria empregos e movimentaria a cidade.

Algumas iniciativas, muito discretas foram feitas com algumas atividades esportivas, inclusive a colocação de aparelhos de ginástica no calçadão de Ipanema. Porém não foi dimensionado pelo número de pessoas que circulam naquele local. Poucos aparelhos, que fazem com que alguns possam usá-los e muitos outros não. Aparelho para exercícios abdominais existe apenas um.

É preciso pensar grande e fazer coisas que contagiem as pessoas para usar o local. Para isso é preciso um projeto que contemple toda a orla, intercalando atividades esportivas, com bares e restaurantes para lazer e espaços para estacionamento e praças arborizadas.

Outra sugestão é fazer monumentos significativos que gerem recursos como acontece em muitos lugares do mundo, onde os ingressos são cobrados o que garante a manutenção e conservação do local. As iniciativas que já foram feitas mostram alguns monumentos isolados que muito pouco contribuem para a visitação, uma vez que falta apelo e motivação para visitá-lo.

É preciso um grande projeto com a participação total da iniciativa privada para transformar a orla do Guaíba num grande ponto turístico para a cidade. Se os leitores concordarem com este artigo, podem enviar suas sugestões que serão encaminhadas para a prefeitura.

26 de Março de 2012 feliz 240 anos de existência para Porto Alegre.

Comentarios (3)

RSS Comentario Feed
Parabéns!
0
Amo essa cidade de todo coração,sou apaixonada por Porto Alegre!Parabéns minha cidade linda!!!!!
Denise , março 19, 2012
...
0
eu amei que enconteri algo sobre poirto alegre se ñ eu ia me ferar no colegio
daniela , março 21, 2012
...
0
Parabéns à nossa Porto Alegre, pelos seus 240 anos!
Lee , março 26, 2012

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.