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Fev 12
Viver e Saber

O horário de verão termina hoje dia 25.02.2012 a meia noite, nas regiões sul, sudeste e centro oeste e na Bahia Para muitos representa perda de mais oportunidades para se divertir. Para outros é bom voltar ao que chamam de horário normal. O que é considerado positivo com o horário de verão?

 

É a economia no consumo de energia elétrica. Esta medida funciona nas regiões mais distantes da linha do Equador. Como a maior parte do Brasil fica próxima da linha do Equador, os dias e as noites tem duração igual ao longo do ano, o que significa pouco em termos de economia. O grande benefício é evitar uma sobrecarga no horário de pico, provocado pelo comércio e indústria, que com a medida aproveitam melhor a luminosidade do sol para encerrar suas atividades.

Para o ser humano o maior problema é a alteração provocada no sono. Qualquer pessoa bem informada sabe que dormir bem além de necessário para a saúde é decisiva para a produtividade no trabalho.

Por isso os cuidados para dormir bem são decisivos para manter uma boa saúde. Para que isso ocorra siga as recomendações abaixo:

1 – Habitue ir dormir sempre no mesmo horário.

2 – Não ligue aparelhos eletro eletrônicos no quarto.

3 – Não tome refrigerantes ou café próximo da hora de dormir.

4 – O quarto precisa estar escuro e a cama confortável.

5 – O quarto é um lugar para dormir e não para comer ou assistir TV.

6 – Não assista filmes de terror ou de muita ação antes de dormir.

7 – A noite faça uma refeição leve.

8 – Um lanche com frutas até duas horas antes de dormir, provoca saciedade.

9 – Ouça músicas tranqüilas ou clássicas. Relaxa e provoca o sono.

10 – Evite falar de dívidas ou problemas a noite. Isto retarda e as vezes inviabiliza o sono.

Nos primeiros dias, a partir de domingo, procure manter o horário que você ia dormir com o horário de verão. Poderá se sentir um pouco sonolento e cansado ao amanhecer, ou mesmo ter problemas para acordar. Isto faz parte da mudança, porém nossa mente, em três ou quatro dias assimila o novo horário, e logo a rotina se estabelece novamente.

Estudos recentes mostram que o sono seqüencial de oito horas recomendadas para ter uma vida saudável, pode sofrer alterações de acordo com a necessidade de cada organismo. Para muitos o sono pode se dividir em duas fases, uma logo ao anoitecer com duração de uma ou dias horas no máximo, um intervalo que muitos aproveitam para voltar a atividade inclusive fazer amor e a fase final onde o sono duraria mais tempo. Isto remontaria a uma fase distante de vida, quando não havia energia elétrica. Pessoas com alterações ou dificuldades para dormir devem procurar um médico especialista no assunto, pois os avanços são significativos nesta área.

O que importa realmente é que cada um descubra o tempo que precisa para dormir e se sentir disposto e produtivo em sua vida. O ato de dormir é fundamental para ter vida saudável e feliz.

Comentarios (1)

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Excelente! Uma boa receita para quem tem dificuldade em se adaptar à mudança de horário de verão para o horário normal.
Samuel Soares , fevereiro 26, 2012

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