10
Fev 12
Viver e Saber

Os seres vivos representam o melhor que a natureza pode fazer. O homem por ter capacidade de pensar é perfeito. O potencial humano é grandioso e a união entre matéria e espírito faz com que tenhamos todos os recursos para viver bem.

 

Ao nascer a dependência da mãe e do pai é total, o que faz com que esta ligação seja permanente e dure a vida toda. É a ligação mais perfeita que existe, pois uma mãe é capaz de dar a vida por um filho sem pensar um minuto. Só não é uma escravidão porque esta relação é calcada no amor mais profundo que existe.

 

Com o desenvolvimento da criança e uma formação correta ela vai se tornando independente, dependendo sempre da maneira como é criada.

A super proteção impede um desenvolvimento sadio, fazendo com que o jovem se torne dependente para a vida, pois se depende dos pais, além da idade permitida, dependerá pelo resto da vida de alguém, até conseguir dar o grito de independência.

Por isso não tenham receio de ensinar os filhos desde cedo a fazer as tarefas de casa, contribuindo com seu esforço pessoal para o bom andamento da casa em que vivem. Por outro lado não exagerem tornando os filhos escravos das tarefas domésticas, como se vê com freqüência em famílias com menor poder aquisitivo.

Criar os filhos responsáveis é um dever dos pais. Para isso é preciso uma educação com muito amor, mas com limites. Os pais podem e devem ser amigos dos filhos mas antes de tudo precisam ser pais e mães conscientes do seu dever.

Ensiná-los a ser independentes, com forte formação moral, honestos, responsáveis e dignos consolidará um caráter sólido, que não permitirá que ninguém os escravize na vida.

São muitas as formas de escravidão que existem como: Não saber ou não conseguir andar por si próprio, Insegurança pessoal, medos que paralisam e não permitem que a pessoa cresça pessoal e profissionalmente , submissão a vontade do outro, onipotência ao achar que pode resolver os problemas de todos menos os seus, incapacidade para defender suas próprias opiniões e principalmente a dependência financeira.

Pelo potencial que o ser humano possui, poderá vencer e eliminar todas elas. Com trabalho e salário digno que se adquire com uma boa formação acadêmica e profissional, se resolve todas as escravidões materiais. Com fé calcada na espiritualidade se adquire paz e tranqüilidade para viver bem, andando com as próprias pernas sem depender de ninguém.

É importante que os pais criem seus filhos para serem independentes, para andarem com suas próprias pernas, para não acostumarem a usar os pais para resolver seus problemas, porque isso os torna submissos e escravos de suas próprias inseguranças.

O círculo vicioso que se forma não permite, nem para os pais e nem para os filhos serem livres, porque sempre dependem uns dos outros. A liberdade é um direito do cidadão e um bem precioso para alguns e um sonho para muitos.

O ser humano tem todas as condições e potencialidades para viver por si próprio, sem nenhum tipo de dependência ou escravidão. Liberte-se e viva em paz, a sua maneira e dentro do que você consegue com os ganhos que tem.

Se você não consegue pensar e agir por si próprio identifique a que tipo de escravidão você está submetido.

 

Comentarios (1)

RSS Comentario Feed
Liberdade
0
Achei excelente o texto, visto que a pior escravidão é a de si mesmo. Tem pessoas que não acreditam em seus potênciais, muitas vezes tiveram uma educação muito protetora que no futuro ocasionou uma dependência,e com isso dificultando o crescimento material e espiritual. Então é bom refletir neste texto, e se for o caso reavaliar as atitudes.
lucicmar , fevereiro 10, 2012

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.