27
Dez 11
Viver e Saber

A postura dos pais sinaliza o comportamento que os filhos terão em suas diversas atividades. Pais que mostram desde muito cedo aos filhos atitudes firmes diante das responsabilidades que terão, garantem tranqüilidade familiar.

 

O inverso é verdadeiro. Pais tolerantes com tudo passam aos filhos falta de determinação e comprometimento, tornando-os inseguros e displicentes o que compromete a formação e o futuro profissional.

É muito importante que os pais ensinem aos filhos a ter pequenas obrigações desde muito cedo, mostrando a eles que todos precisam aprender a viver por si próprios. A missão dos pais é orientar e ajudar os filhos a perceberem as coisas e ao mesmo tempo serem capazes de andar por si próprios sem nenhuma dependência.

Os limites precisam ser bem definidos, bem como os horários para cada atividade. As crianças precisam ter horários para brincar, para estudar, para se divertir, para descansar, para usufruir do carinho dos pais, podendo e devendo viver plenamente a sua infância e adolescência, mas sem dependência de nada.

Precisam ter noções de respeito para com todos principalmente nas escolas com os professores, onde devem encontrar o complemento da educação que receberam dos pais em casa.

As crianças precisam ser educadas, orientadas e conduzidas nos seus primeiros anos de vida e esta tarefa cabe aos pais.

Chegando a hora de levá-los para a escola, os pais devem ser muito exigentes escolhendo com muito critério o local, a metodologia de ensino, a postura da direção e dos professores o comprometimento com relação ao afeto e ao carinho que desejam para seus filhos. Precisam verificar se a modernidade tecnológica já chegou ao local escolhido. Nunca esquecer que a escola deve ter a preocupação de formar futuros cidadãos que estarão no mercado vinte anos a frente.

A pouca exigência dos pais com relação as escolas pode comprometer toda a educação que deram a seus filhos. Assim como existem professores dedicados, com grande conhecimento e acima de tudo delicados com as crianças, existem aqueles que complicam com exigências desproporcionais a idade, comprometendo muitas vezes até a saúde das crianças, ou mesmo fazendo com que elas tenham pavor de ir para a escola.

Muitas vezes o mau resultado, não é por não aprenderam o que foi ensinado, mas sim por se sentirem excluídos pela professora, que prefere ignorar os que tem mais dificuldades, enaltecendo as virtudes dos melhores alunos.

Com esta atitude a auto estima das crianças é atingida e ela passa a se sentir inferiorizada perante seus colegas. Se não for atendida a tempo carregará este sentimento pelo resto de sua vida, comprometendo sua carreira profissional.

Por isso é importante que os pais exerçam seu papel de educar bem seus filhos acompanhando com prioridade as atividades escolares e exigindo qualidade, atenção e afeto para com seus filhos.

As escolas precisam introduzir um sistema de avaliação dos professores feita pelos pais e pelos alunos. Isto fará com que a escola tenha um parâmetro para ter em seus quadros os melhores profissionais eliminando a possibilidade de manter aqueles que comprometam a integridade dos alunos.

Pais atentos exigirão das escolas e dos professores o melhor para seus filhos. Os filhos sentindo que são amados e protegidos dentro das escolas terão prazer em estudar e aprenderão com facilidade.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.