01
Nov 11
Viver e Saber

 

A humildade é uma característica do saber. A arrogância é própria dos orgulhosos, que ao optarem por essa forma, pequena de se relacionar, demonstram sua imaturidade.

 

 

O afeto vem da capacidade que o ser humano tem de sentir a necessidade do outro, principalmente quando é uma criança ou um jovem em idade escolar. São muitos os medos que os jovens enfrentam até atingir a maioridade. Precisam de apoio, de orientação e muita atenção por parte dos pais e dos professores.

Infelizmente, ainda existem muitos professores, que não entenderam bem a nobre missão que executam. São frios, distantes e se negam a ser afetuosos com os alunos. Esquecem que faz parte de suas atividades complementar a educação que os alunos recebem em casa.

Cabe aos professores, além de repassar conteúdos, despertar valores que formem cidadãos para o futuro. Uma sociedade precisa de homens decentes, honrados, dignos para ocupar posições de destaque, tanto no Governo quanto no mercado de trabalho.

Os professores fazem parte da vida de todas as famílias e de todas as crianças de um Pais. Precisam entender, que todos os jovens que passam pelas suas mãos são influenciados por eles. Se derem conhecimento, afeto, atenção e gentilezas estarão ensinando como se conduzir pela vida, repassando estas mesmas características por onde andarem

Se negarem, principalmente valores, estarão formando uma geração problemática, que encontra nas drogas e na violência o caminho para perturbar e desestabilizar a sociedade.

Por isso é necessário uma reflexão sobre as atitudes que são tomadas no dia a dia, com os alunos nas escolas. O espaço destinado a educação é como um templo. É lugar para transformação, para conhecimento, para a formação do caráter e principalmente para mostrar exemplo aos alunos. Aquele que dá bons exemplos pode ter a certeza de que planta em terra fértil.

É preciso entender que toda a criança é uma terra fértil. Ela nasce pura sem nenhuma malícia, pronta para receber o melhor da vida. Seu futuro depende da orientação dos pais e dos professores. É uma responsabilidade muito grande, mas que feita com amor se torna fácil e gratificante.

É proibido discriminar, muito mais quando esta atitude é tomada por um professor. Não se discrimina uma criança, pois ela carregará este sentimento de rejeição por toda sua vida. Mesmo que um aluno apresente problemas de comportamento é necessário ter uma atitude de compreensão com ele, pois é apenas uma criança diferente das demais. Se encontrar afeto ele mudará sua atitude.

Não pode exercer a profissão de professor aquele que não tiver condição de entender, de compreender, de perdoar, de se doar e principalmente de gostar muito do que faz.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.