14
Out 11
Viver e Saber

A Educação impulsionou o Desenvolvimento Econômico de alguns países que hoje desfrutam de alta qualidade de vida.

 

Como exemplo a Finlândia, Coréia do Sul e Canadá estão entre os cinco primeiros classificados no relatório PISA - Programe for International Student Assessment da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Os resultados do PISA servem para avaliar o índice de desenvolvimento dos países participantes.

A China atingiu a maior pontuação nas áreas avaliadas, que são: leitura, matemática e ciências. A avaliação verifica o conhecimento de jovens de 15 anos de idade de diferentes países.

Infelizmente o Brasil está abaixo da média Internacional, ocupando os últimos lugares, o que comprova as deficiências do ensino no Pais.

A ligação entre educação e desenvolvimento está comprovada, uma vez que os países citados priorizaram a educação e hoje apresentam significativo desenvolvimento econômico, garantindo a seu povo alto padrão de vida.

O ponto em comum entre todos eles foi a educação, pois todos possuem características distintas. Citando dois extremos em termos de população, entre a China e a Finlândia, é possível perceber que ambos mantém programas de educação de alta qualidade. A Finlândia é um Pais com pouco mais de 5 milhões de habitantes enquanto a China atingiu 1,34 bilhão de pessoas.

A diferença existente entre o número de habitantes não impediu que ambas crescessem economicamente, calcadas num ensino de qualidade, que favorece o crescimento econômico do Pais.

A coréia do Sul é outro exemplo notável de progresso a partir da educação. Seu sucesso é atribuído a boa formação dos professores que não permitem que um aluno passe um dia sem entender a lição. O Karaokê é um dos recursos utilizados para motivar os alunos em sala de aula.

O Canadá é outro Pais que possui alto índice de crescimento econômico aliado a uma educação de qualidade. Garante um padrão de vida a seus habitantes, que é fruto do significativo investimento em educação.

Todos estes países apostaram na formação dos professores, que em geral possuem mestrado e doutorado. São respeitados socialmente e tem grande destaque entre as profissões. São muito bem remunerados, o que garante atualização permanente, tendo como meta manter um ambiente alegre, motivador com foco no aprendizado do aluno.

São poucos os alunos que ficam para trás. Estes recebem reforço, com professor especial e exclusivo, para recuperá-los e colocá-los junto aos demais. O verdadeiro professor é aquele que identifica a dificuldade do aluno e dedica tempo, atenção e muito afeto, para que ele recupere o que não conseguiu aprender.

O Brasil precisa fazer mais pela a educação e criar oportunidade de aperfeiçoamento dos professores. Além de garantir uma remuneração que permita viverem com dignidade, precisa resgatar o respeito a figura do professor. Eles são co-responsáveisna formação dos filhos de todos os brasileiros.

Ter uma mulher como Presidenta do Pais, que também é mãe é uma esperança para que isso ocorra, pois a sensibilidade feminina vai perceber melhor a importância que a educação tem para o Brasil.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.