27
Set 11
Viver e Saber

As relações duráveis são aquelas que tem como base o respeito, a boa educação e a gentileza no trato.

Infelizmente, estes valores, em muitos casos ficaram esquecidos no passado. É preciso que os pais estejam atentos a postura de seus filhos e percebam em suas atitudes, se eles sabem se comunicar, se tem consideração pelos demais, mas principalmente se conseguem ouvir e respeitar as opiniões dos outros.

 

Tudo começa pela capacidade de ouvir. A boa educação manda ouvir para depois responder. Os jovens de hoje, como tem acesso fácil a informação tem pouca tolerância para escutar. São totalmente impacientes e demonstram isso , inclusive nas salas de aula. Criaram um mundo especial e diferente para eles em função da facilidade que tem para acessar qualquer assunto, em qualquer parte do mundo, a qualquer tempo e hora.

Se por um lado isto tem grande valor, pois ensina-lhes a pesquisar preparando-os para a vida, por outro lado revela uma atitude inadequada para o convívio social, uma vez que entendem que não precisam ouvir ou dialogar a não ser com os iguais ou com o computador.

É certo que isso precisa ser revisto, pois interagir com os demais, inclusive com os mais velhos é importante para a evolução de qualquer ser humano. Todas as pessoas tem algo positivo que pode ser compartilhado. Saber aproveitar isso é um aprendizado importante para o desenvolvimento de cada um.

Cabe aos pais a tarefa de educar seus filhos, estabelecendo limites e orientando-os a terem respeito e consideração para com todos e principalmente para com os professores que tem a missão de prepará-los para a vida.

Tanto os pais quanto os professores são os condutores da vida de uma criança. O que se tornarem quando adultos refletirá o que receberam no decorrer de sua vida. Assim como os pais amam seus filhos e fazem tudo o que podem para protegê-los, os professores precisam, além de ensinar, demonstrar que sentem prazer e alegria em estar junto dos alunos. Isto dará segurança a elas e a confiança de serem queridos e protegidos também pelos professores.

Só o amor constrói. O rancor, a indiferença levam a violência que está consumindo a vida de muitos jovens, que se sentem desamparados e frágeis para enfrentar a vida.

É preciso rever conceitos e atitudes. O ser humano gosta e precisa de atenção. É preciso demonstrar mais afeto, respeito entre todos e menos cobranças, pois cada um tem o seu limite, que muitas vezes não tem sido percebido, nem pelos pais e nem pelos professores. O resultado são atitudes que chocam a todos.

Os pais precisam ensinar os filhos a respeitar e agradecer aos professores pelo muito que fazem.

Os professores precisam, cada vez mais se aproximar dos alunos para conhecê-los melhor e com isso poder ajudá-los, respeitando os limites de cada um. Com atitudes humanas, a violência não terá lugar. O entendimento surge sempre que houver diálogo, compreensão e valorização do outro.

Comentarios (9)

RSS Comentario Feed
lindo
0
lindo texto maravilhozo amei
milena cristina , março 16, 2014
Meu Trabalho
0
lindo texto amei me ajudou muito no trabalho de cidadania e qualidade de vida apesar de ser um pouco grande ajudou muito amei (Y)
Uma menina delicada , maio 07, 2014
porra
0
minha mãe fez eu copia isso ai umas 5 vezes só porque tacarãom bolinha de papel na professore e eu nem tinha acertato foi um mulek
darkskulltu , julho 10, 2014
professor idiota , Lowly rated comment [Show]
ameii!!!!!!
0
adorei o texto e um pouco da realidade ,que acontece mais enfim é otimo parabens!!!!!!
jessica , outubro 27, 2014
parabens!!
0
adorei,porem o texto conta um pouco doque acontece em algumas escolas, e no dia a dia dos adolecentes e crianças,os pai tenque impor mais limites aos flihos,hoje em dia estão desacatando professores pais avós e os mais velhos. os pais de hoje em dia acham que quem tenque educar o filho são os professores e não eles mesmo!!! #juizopais
jessica , outubro 27, 2014
A humanidade só retrocede.
0
"A cada criança que se educa, se ganha um cidadão" -Victor Hugo
A defensora dos professores , janeiro 18, 2016
texto grande , Lowly rated comment [Show]
...
0
Have a great day

I'm Richard Cosmos private lender. I am offering a loan with an interest rate of 2% per annum and in the amount of 2000 euro - 500,000,000.00 euro It has 100% equity financing with secured and unsecured loans. We guarantee our financial services to many of our global customers. With our flexible loan portfolio, loans can be processed and transferred to borrowers in the shortest time possible. We operate under clear and understandable terms and we provide all types of loans to interested clients, companies, corporations and all types of businesses. Contact us now at: (richardcosmos5@gmail.com)

Offer urgent loans.
Mr. Richard Cosmos , outubro 21, 2019

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.