27
Set 11
Viver e Saber

As relações duráveis são aquelas que tem como base o respeito, a boa educação e a gentileza no trato.

Infelizmente, estes valores, em muitos casos ficaram esquecidos no passado. É preciso que os pais estejam atentos a postura de seus filhos e percebam em suas atitudes, se eles sabem se comunicar, se tem consideração pelos demais, mas principalmente se conseguem ouvir e respeitar as opiniões dos outros.

 

Tudo começa pela capacidade de ouvir. A boa educação manda ouvir para depois responder. Os jovens de hoje, como tem acesso fácil a informação tem pouca tolerância para escutar. São totalmente impacientes e demonstram isso , inclusive nas salas de aula. Criaram um mundo especial e diferente para eles em função da facilidade que tem para acessar qualquer assunto, em qualquer parte do mundo, a qualquer tempo e hora.

Se por um lado isto tem grande valor, pois ensina-lhes a pesquisar preparando-os para a vida, por outro lado revela uma atitude inadequada para o convívio social, uma vez que entendem que não precisam ouvir ou dialogar a não ser com os iguais ou com o computador.

É certo que isso precisa ser revisto, pois interagir com os demais, inclusive com os mais velhos é importante para a evolução de qualquer ser humano. Todas as pessoas tem algo positivo que pode ser compartilhado. Saber aproveitar isso é um aprendizado importante para o desenvolvimento de cada um.

Cabe aos pais a tarefa de educar seus filhos, estabelecendo limites e orientando-os a terem respeito e consideração para com todos e principalmente para com os professores que tem a missão de prepará-los para a vida.

Tanto os pais quanto os professores são os condutores da vida de uma criança. O que se tornarem quando adultos refletirá o que receberam no decorrer de sua vida. Assim como os pais amam seus filhos e fazem tudo o que podem para protegê-los, os professores precisam, além de ensinar, demonstrar que sentem prazer e alegria em estar junto dos alunos. Isto dará segurança a elas e a confiança de serem queridos e protegidos também pelos professores.

Só o amor constrói. O rancor, a indiferença levam a violência que está consumindo a vida de muitos jovens, que se sentem desamparados e frágeis para enfrentar a vida.

É preciso rever conceitos e atitudes. O ser humano gosta e precisa de atenção. É preciso demonstrar mais afeto, respeito entre todos e menos cobranças, pois cada um tem o seu limite, que muitas vezes não tem sido percebido, nem pelos pais e nem pelos professores. O resultado são atitudes que chocam a todos.

Os pais precisam ensinar os filhos a respeitar e agradecer aos professores pelo muito que fazem.

Os professores precisam, cada vez mais se aproximar dos alunos para conhecê-los melhor e com isso poder ajudá-los, respeitando os limites de cada um. Com atitudes humanas, a violência não terá lugar. O entendimento surge sempre que houver diálogo, compreensão e valorização do outro.

Comentarios (8)

RSS Comentario Feed
lindo
0
lindo texto maravilhozo amei
milena cristina , março 16, 2014
Meu Trabalho
0
lindo texto amei me ajudou muito no trabalho de cidadania e qualidade de vida apesar de ser um pouco grande ajudou muito amei (Y)
Uma menina delicada , maio 07, 2014
porra
0
minha mãe fez eu copia isso ai umas 5 vezes só porque tacarãom bolinha de papel na professore e eu nem tinha acertato foi um mulek
darkskulltu , julho 10, 2014
professor idiota
0
todos os professores do mondo são odiotas
camila da silva , setembro 22, 2014
ameii!!!!!!
0
adorei o texto e um pouco da realidade ,que acontece mais enfim é otimo parabens!!!!!!
jessica , outubro 27, 2014
parabens!!
0
adorei,porem o texto conta um pouco doque acontece em algumas escolas, e no dia a dia dos adolecentes e crianças,os pai tenque impor mais limites aos flihos,hoje em dia estão desacatando professores pais avós e os mais velhos. os pais de hoje em dia acham que quem tenque educar o filho são os professores e não eles mesmo!!! #juizopais
jessica , outubro 27, 2014
A humanidade só retrocede.
0
"A cada criança que se educa, se ganha um cidadão" -Victor Hugo
A defensora dos professores , janeiro 18, 2016
texto grande
0
que merda de texto era pra ser mais pequeno
jhonnathan , maio 20, 2016

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.