21
Set 11
Viver e Saber

No Brasil, vinte e um de setembro é o dia da árvore. Datas diferentes marcam esta comemoração em diferentes países. O que realmente importa é lembrar que árvores são indispensáveis a qualidade de vida do planeta.

 

No Brasil como em muitos países do hemisfério sul a data é comemorada para lembrar o cuidado que todos precisam ter com o plantio de árvores, necessárias a vida.

As árvores proporcionam inúmeros benefícios como: o oxigênio indispensável a vida, frutas que alimentam, raízes que fertilizam a terra e a sombra que dá prazer.

O Brasil pais com forte origem indígena , que sempre preservou as árvores, possui uma das florestas mais importantes do mundo. Não há justificativa para a derrubada de árvores, muitos menos na Floresta Amazônica, que precisa ser preservada.

A Mata Atlântica uma das maiores riquezas naturais do Pais, foi quase que totalmente destruída em função da ganância dos poderosos e da ignorância daqueles que desconheciam a importância das matas para o bem estar de todos os indivíduos. Felizmente algumas iniciativas tentam manter o pouco que resta e ao mesmo tempo recuperar, através do plantio de novas árvores nativas o patrimônio destruído.

O Decreto lei número 55.795 de 24.02.1965 instituiu a festa anual das árvores, em substituição ao dia da árvore. Entretanto a data continua sendo lembrada e comemorada como o dia da árvore. O objetivo é conscientizar a população para a importância que tem o cuidado e a preservação de nossas matas e florestas. Sem eles não há qualidade de vida.

Por isso é importante que as escolas comemorem esta data de forma efetiva. Conclamem os alunos, desde as primeiras séries a pesquisar sobre a importância das árvores, para manter o meio ambiente habitável.

Que a data sirva para reflexão, não só para o plantio e a preservação, mas principalmente para educar as novas gerações que precisam assumir o papel de garantidores da vida no planeta.

Aqueles que possuem um pátio aproveitem a data e plantem mais uma árvore no dia de hoje. Acompanhe o crescimento dela com cuidado, pois assim estarão contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Os demais cuidem das árvores das ruas ou das praças. Mostrem a seus filhos a importância que elas tem para a vida. Agindo assim o futuro estará garantido.

A comemoração desta data significa refletir e alertar sobre a importância da continuidade da vida no planeta.

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.