21
Ago 11
Viver e Saber

Evitar desperdício de alimentos é uma obrigação de todos. Milhões de pessoas passam fome no mundo. Não é justo que aqueles que tenham mais não se preocupem com aqueles que muitas vezes só podem fazer uma refeição por dia e muitas vezes nem isso.

 

Quem trabalha com educação precisa ensinar as crianças, desde muito cedo, como se obtém os alimentos, o tempo que leva para um agricultor plantar e colher e principalmente quanto custa poder ver e aproveitar uma mesa farta.

Mais importante, é mostrar a realidade para os filhos, desde cedo, para que eles respeitem o esforço de todos os envolvidos na cadeia alimentar para que eles possam usufruir de uma boa alimentação.

Para evitar desperdícios é preciso que as crianças aprendam a consumir só o que realmente precisam. A mãe deverá servir somente as quantidades que sabe que o filho poderá ingerir e não além disso, pois o destino será a lata do lixo. Em conseqüência, mais lixo significa mais problemas para o meio ambiente e mais miséria para os mais pobres. Infelizmente o mundo sempre foi assim. Uns com tanta fartura e outros com tanta escassez. Mas é preciso mudar esta situação.

Nunca como hoje a informação chega a todos. Quem sabe e conhece a realidade precisa agir e comprar apenas o que precisa e que tem certeza de que será consumido. Muitas famílias, ainda fazem compras mensais em grande quantidade, herança dos tempos de escassez e de dificuldades para se conseguir alimentos.

Hoje é diferente. As ofertas de produtos são inúmeras. Os supermercados estão ao alcance de todos com tudo que é possível imaginar. Para quem tem recursos nada é impossível de ser adquirido. Para aqueles que tem menos tudo fica mais difícil, mas mesmo assim a vida melhorou para todos.

Mesmo com as facilidades e dificuldades é preciso aprender a respeitar os alimentos e aproveitá-los da melhor maneira possível. Quando sentir que algo não será aproveitado, ofereça para alguém que precisa, pois além de saciar a fome de seu semelhante, estará praticando a caridade uma das mais notáveis virtudes que existe.

Isto faz parte da educação. Pais e professores precisam se engajar nesta luta. Tanto em casa quanto na escola isso precisa ser ensinado. As crianças são sensíveis e entendem muito bem quando lhes explicam que existem coleguinhas que não tem o que comer. Por isso é preciso que eles não desperdicem alimentos.

A sociedade precisa se mobilizar visando contribuir para diminuir a fome que atinge milhões de pessoas no mundo. No Brasil, apesar dos progressos, ainda tem muita gente na miséria e isto começa com a falta de comida na mesa. Portanto, não é justo que muitas crianças e também adultos ignorem esta realidade. Se cada um contribuir com alguma coisa e evitar o desperdício em sua casa e em sua vida, o problema começará a ser resolvido.

Viver é também ter o prazer de compartilhar com seus irmãos.

Comentarios (2)

RSS Comentario Feed
para quem gosta de estudar
0
muito legal esse texto
serve para pessoas que jogam comida fora
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!valeu por botar esse texto!!!!!!!!!!!!!
amanda vieira da conceição , novembro 06, 2012
APRENDENDO CADA VEZ MAIS
0
Muito bom mesmo esse texto ,ajudou muito no trabalho que estou desenvolvendo na escola com as crianças. Brigadão mesmo
jussara v. da silva , junho 29, 2014

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades



Curso: PERCA O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO + MARKETING PESSOAL

Curso: Admnistração do Tempo

Curso: FORMAÇÃO GERENCIAL