13
Fev 12
Viver e Saber

A melhoria da qualidade de vida nos beneficia com a convivência calma e serena das pessoas de idade mais avançada, que já viveram e acumularam conhecimentos que são uma verdadeira riqueza.

 

Aqueles que tem o privilégio de ter em casa uma pessoa que já viveu mais tempo devem aproveitar o tempo disponível para conversar com ela, para saber o modo de vida na sua infância, na juventude, na fase adulta. Devem procurar saber como ela se sente na fase atual, pois podem ter a certeza de que se derem a oportunidade para ela falar, muitas coisas interessantes irão contar. Aqueles que já viveram mais tempo guardam uma cultura que é um verdadeiro tesouro de conhecimento e sabedoria de vida.

É desumano achar que uma pessoa mais velha não pode participar de uma conversa, onde estão os mais jovens. Bem pelo contrário, devem ouvi-los sempre, pois ali está uma fonte de saber.

Infelizmente a nossa sociedade trata muito mal os menos jovens, pois pensam que eles estão ultrapassados e se tornaram chatos com suas histórias. Esquecem que estas histórias vividas por eles formam uma cultura que não pode ser desprezada. Não esqueçam que eles viveram os grandes acontecimentos do Pais e todos guardam lembranças, que são tão importantes quanto uma aula de história nas escolas.

Experimentem perguntar aos seus avós o que eles sabem sobre a Legalidade no Rio Grande do Sul movimento que teve papel importante na história do Pais. Ficarão surpresos com os fatos que lhes serão contados, sem consultar livros porque viveram e guardam na memória aqueles acontecimentos.

Alguns mais que outros mas encontramos com freqüência pessoas que ocuparam cargos importantes e que hoje em função da idade estão recolhidos ao seu descanso merecido. É encantador e ao mesmo tempo uma aula ouvir o que eles tem para contar. São personagens que viveram histórias interessantes seja na política ou no mundo dos negócios, tendo acumulado uma cultura que não pode ser ignorada pelos jovens.

É preciso, urgentemente, valorizar nossos familiares e amigos que já fizeram história. Além de tratá-los com carinho é preciso valorizar o seu conhecimento. Ao ouvi-los valorizando o que contam receberão uma nova motivação para continuarem sua trajetória de vida.

A idade média avança e cada vez mais conviveremos com pessoas de mais idade. Isto é um privilégio, desde que a convivência seja harmoniosa, prazerosa e de troca entre os idosos e os jovens. É certo que os jovens sairão ganhando se ouvirem aqueles que já viveram e tem histórias para contar.

Não esqueçam que eles também já foram jovens e todos tem um passado que pode ser muito interessante e diferente do que existe hoje. Ouça e compare enriquecendo o seu conhecimento.

O site www.viveresaber.com.br estará lançando em abril o curso online O PRAZER DE TER VIVIDO, destinado a todos aqueles que atingiram a idade do saber. Adquira e desfrute do curso que lhe motivará, ainda mais para continuar sua trajetória de vida.

 

Comentarios (0)

RSS Comentario Feed

Escreva seu Comentario

smaller | bigger

busy

Receber Novidades


.